Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47682
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise e aplicação de atividades sobre estrutura atômica na perspectiva CTS e ensino por investigação
Autor(es): Gilson Rodrigues de Alvarenga
Primeiro Orientador: Anne Kely Marques Nascimento
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida através da análise do capítulo sobre estrutura atômica do livro didático de Química do 1º ano livro dos autores Mortimer e Machado (2013) após leitura do capítulo foram encontradas 6 atividades que foram revisadas quanto a presença ou não de aspectos que evidenciam o ensino por investigação bem como a abordagem CTS. Na primeira etapa a análise dos critérios foi construída a partir de uma categorização que classifica as atividades quanto a presença ou não desses a partir do referencial teórico considerado. Foram encontrados poucos aspectos referentes a essas abordagens nas atividades analisadas, o que era esperado pelo fato da obra não ter sido construída nessa perspectiva, mas na perspectiva construtivista. Na segunda etapa uma atividade que contempla e enfatiza aspectos do ensino por investigação e abordagem CTS construída por Bonfim, Silva e Amaral (2013), foi aplicada em turmas do 9 ano do ensino fundamental II. A aplicação demonstrou que a dinâmica de trabalho na abordagem CTS segue caminhos próprios que demandam tempos e espaços como descritos no referencial teórico.
Abstract: The research was conducted by analyzing the chapter on atomic structure of the textbook Chemistry 1 book Year of the authors Mortimer and Machado (2013) after reading the chapter were found 6 activities that were reviewed for the presence or absence of aspects that show the education for research as well as the CTS approach. In the first stage the analysis of the criteria was built from a categorization that classifies activities as the presence or absence of these from the considered theoretical. We found a few aspects related to these approaches in the analyzed activities, which was expected because the work has not been built in this perspective, but in constructivist perspective. In the second stage an activity that contemplates and emphasizes aspects of teaching by research and CTS approach built by Bonfim, Silva and Amaral (2013), was applied in groups of nine years of basic education II. The application showed that the dynamics of working in CTS approach follows own ways that require time and space as described in the theoretical framework.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47682
Data do documento: 27-Ago-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA GILSON_REVISÃO SETEMBRO OUTUBRO 2016_comentarios Glenda revisado.pdf890.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons