Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Anne Kely Marques Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4573974864547140pt_BR
dc.creatorGilson Rodrigues de Alvarengapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T10:55:19Z-
dc.date.available2022-12-02T10:55:19Z-
dc.date.issued2016-08-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47682-
dc.description.abstractThe research was conducted by analyzing the chapter on atomic structure of the textbook Chemistry 1 book Year of the authors Mortimer and Machado (2013) after reading the chapter were found 6 activities that were reviewed for the presence or absence of aspects that show the education for research as well as the CTS approach. In the first stage the analysis of the criteria was built from a categorization that classifies activities as the presence or absence of these from the considered theoretical. We found a few aspects related to these approaches in the analyzed activities, which was expected because the work has not been built in this perspective, but in constructivist perspective. In the second stage an activity that contemplates and emphasizes aspects of teaching by research and CTS approach built by Bonfim, Silva and Amaral (2013), was applied in groups of nine years of basic education II. The application showed that the dynamics of working in CTS approach follows own ways that require time and space as described in the theoretical framework.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa foi desenvolvida através da análise do capítulo sobre estrutura atômica do livro didático de Química do 1º ano livro dos autores Mortimer e Machado (2013) após leitura do capítulo foram encontradas 6 atividades que foram revisadas quanto a presença ou não de aspectos que evidenciam o ensino por investigação bem como a abordagem CTS. Na primeira etapa a análise dos critérios foi construída a partir de uma categorização que classifica as atividades quanto a presença ou não desses a partir do referencial teórico considerado. Foram encontrados poucos aspectos referentes a essas abordagens nas atividades analisadas, o que era esperado pelo fato da obra não ter sido construída nessa perspectiva, mas na perspectiva construtivista. Na segunda etapa uma atividade que contempla e enfatiza aspectos do ensino por investigação e abordagem CTS construída por Bonfim, Silva e Amaral (2013), foi aplicada em turmas do 9 ano do ensino fundamental II. A aplicação demonstrou que a dinâmica de trabalho na abordagem CTS segue caminhos próprios que demandam tempos e espaços como descritos no referencial teórico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEstrutura atômicapt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.titleAnálise e aplicação de atividades sobre estrutura atômica na perspectiva CTS e ensino por investigaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA GILSON_REVISÃO SETEMBRO OUTUBRO 2016_comentarios Glenda revisado.pdf890.69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons