Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47688
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação lúdica: O jogo como estratégia pedagógica na construção de conceitos em Ecologia no Ensino Médio
Autor(es): Núbia Rodrigues Soares
Primeiro Orientador: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal testar e avaliar a eficácia do jogo “Pif- paf das Relações Ecológicas”, publicado no livro didático Ser Protagonista - volume 3 (SANTOS, F. S. et al., 2010), no processo de ensino e aprendizagem de Biologia como atividade assimiladora dos conceitos em Ecologia, bem como verificar o interesse e participação dos discentes de uma classe do 3° ano do Ensino Médio durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Na metodologia utilizou-se de aplicações tanto da metodologia qualitativa como quantitativa, para descrição estatística dos dados utilizou-se do Teste T a fim de se obter comparação e confirmação dos resultados. Concluiu-se que o jogo influenciou positivamente na assimilação do conteúdo, principalmente nas questões mais complexas, portanto pode-se considerar que tenha sido eficaz no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos em Ecologia. Percebeu-se também que os alunos estavam interessados e participativos mostrando-se bastante satisfeitos durante as aulas. Outras vantagens foram percebidas no decorrer do jogo, assim como desvantagens também, mas de maneira geral, pode-se perceber que o jogo foi uma importante ferramenta pedagógica que trouxe contribuições favoráveis para o ensino da Biologia, demonstrando-se eficaz como estratégia metodológica na assimilação do conteúdo de Ecologia no Ensino Médio.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47688
Data do documento: 15-Dez-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia versão para a coordenação APOS DEFESA.pdf440.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons