Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Luiza Rodrigues da Costa Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5494073889069208pt_BR
dc.creatorNúbia Rodrigues Soarespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T11:58:17Z-
dc.date.available2022-12-02T11:58:17Z-
dc.date.issued2012-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47688-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo principal testar e avaliar a eficácia do jogo “Pif- paf das Relações Ecológicas”, publicado no livro didático Ser Protagonista - volume 3 (SANTOS, F. S. et al., 2010), no processo de ensino e aprendizagem de Biologia como atividade assimiladora dos conceitos em Ecologia, bem como verificar o interesse e participação dos discentes de uma classe do 3° ano do Ensino Médio durante o desenvolvimento da atividade lúdica. Na metodologia utilizou-se de aplicações tanto da metodologia qualitativa como quantitativa, para descrição estatística dos dados utilizou-se do Teste T a fim de se obter comparação e confirmação dos resultados. Concluiu-se que o jogo influenciou positivamente na assimilação do conteúdo, principalmente nas questões mais complexas, portanto pode-se considerar que tenha sido eficaz no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos em Ecologia. Percebeu-se também que os alunos estavam interessados e participativos mostrando-se bastante satisfeitos durante as aulas. Outras vantagens foram percebidas no decorrer do jogo, assim como desvantagens também, mas de maneira geral, pode-se perceber que o jogo foi uma importante ferramenta pedagógica que trouxe contribuições favoráveis para o ensino da Biologia, demonstrando-se eficaz como estratégia metodológica na assimilação do conteúdo de Ecologia no Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Ecologiapt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.titleEducação lúdica: O jogo como estratégia pedagógica na construção de conceitos em Ecologia no Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia versão para a coordenação APOS DEFESA.pdf440.89 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons