Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47708
Type: Monografia (especialização)
Title: A produção de paródias musicais como recurso didático no ensino de ciências
Authors: Janete Beatriz de Souza
First Advisor: Maria de Fátima Marcelos
First Referee: Vilma Fernandes Carvalho
Abstract: O objetivo geral desse trabalho é contribuir para o ensino de ciências por investigação por meio de pesquisa sobre a construção de paródias musicais. De forma específica, busca verificar se a construção de paródias com a temática seres vivos auxilia na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Ciências, conforme percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo em duas etapas: pesquisas documentais, bibliográficas e pesquisa de campo. A pesquisa de campo contemplou quatro fases: contextualização da proposta e construção de paródias musicais; a apresentação das paródias; aplicação de questionário; grupo focal. Os resultados obtidos foram coerentes e satisfatórios com os referenciais teóricos e com os objetivos que motivaram esse trabalho. Consideramos que a utilização do recurso da música oferece grande aporte para a prática pedagógica e abre perspectivas de pesquisas por investigação no ensino de Ciências.
Abstract: The overall goal of this work is to contribute to the teaching of sciences for research through research on the construction of musical parodies. In real terms, search verify that the construction of parodies with thematic living beings assists in learning the contents of the discipline of sciences, as students perception of the seventh year of elementary school. To this end, we conducted a survey of qualitative character in two stages: documentary research, bibliographical and field research. The field research addressed four phase: contextualization of musical parodies; the presentation of parodies; application questionnaire; focal group. The results were satisfactory and coherent with theoretical benchmarks and goals that motivated this work. We consider the resource utilization of music offers great contribution to pedagogical practices and opens perspectives research for research in science teaching.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47708
Issue Date: 15-Dec-2012
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Montado Janete2012.pdf493.29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons