Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47775
Type: Monografia (especialização)
Title: O minhocário enquanto recurso pedagógico investigativo nas aulas de ciências
Authors: Miriam Aparecida da Silva
First Advisor: Maria Inez Melo de Toledo
First Referee: Luiza Gabriela de Oliveira
Abstract: O tema do presente trabalho foi iniciado a partir do seguinte questionamento: É possível ensinar ciências por investigação na educação infantil? Foi tentando buscar uma resposta a essa pergunta que o presente trabalho propõe uma reflexão sobre a importância do ensino de ciências por investigação de forma prática e lúdica na educação infantil, tendo como instrumento didático o minhocário, pertinente objeto de observação e investigação pelos nossos alunos, uma vez que a prática em sala de aula permite ao aluno vivenciar a experiência. Esse estudo aplicado levantou perguntas e curiosidades bastante relevantes. A prática pedagógica também propõe uma reflexão sobre o desempenho das atividades exercidas pelo docente. Visto que, o professor deve estar sempre se capacitando e diversificando sua aula.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47775
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miriam Aparecida da Silva.pdf238.05 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons