Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47877
Type: Dissertação
Title: O uso do best-seller para o desenvolvimento do letramento literário em sala de aula
Other Titles: The use of best-sellers to develop literacy in the classroom
Authors: Maria Isabel Camargos Nogueira
First Advisor: Marcelo Chiaretto
First Referee: Cristina Santos da Conceição Ramos
Second Referee: Kleber Mazione Lima Ferreira
Abstract: O ensino de literatura comumente conhecido das salas de aula está cada vez mais distante da realidade e do gosto do estudante, com isso é necessário que se faça uma adaptação para o cenário atual. Livros escritos para agradar o leitor do século XXI e com grandes números de vendas, os best-sellers, são vistos com preconceito e julgados inferiores às obras canônicas e, por isso, não são considerados no plano escolar. Sem a pretensão de fazer um juízo de valor e comparações entre os estilos literários, o presente trabalho busca apresentar uma alternativa ao ensino tradicional que dialogue com os jovens atuais. Embasado em autores como: Antônio Cândido (2004), Ana Elisa Ribeiro (2019), Marcelo Chiaretto (2014), Núbio Mafra (2013), Graça Paulino (2004), Regina Zilberman (2017), além de documentos normativos como a BNCC e o Currículo Minas Gerais, há a proposta de atividades contemporâneas como a proposta de tarefa em pares, interação e envolvimento com as redes sociais e habilidade de síntese.
Abstract: Teaching of literature commonly seen in the classroom is increasingly distant from reality and student's taste, so it is necessary to adapt it to the current scenario. Books written to please the 21st century reader and with great sales figures, the best-sellers, are seen with prejudice and judged inferior to canonical works and, therefore, are not considered in the school plan. The present paper seeks to present an alternative to traditional teaching that dialogues with today's youth without the pretension of making a value judgment and comparisons between literary styles. Based on authors such as: Antônio Cândido (2004), Ana Elisa Ribeiro (2019), Marcelo Chiaretto (2014), Núbio Mafra (2013), Graça Paulino (2004), Regina Zilberman (2017), besides normative documents such as BNCC and Currículo Minas Gerais, there is the proposal of contemporary activities such as the proposal of task in pairs, interaction and involvement with social networks and synthesis skills.
Subject: Línguas – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47877
Issue Date: 26-Jul-2022
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

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