Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/47897
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência? |
Autor(es): | Marcos Júnior Alves |
primer Tutor: | Giovanna Viana Martins |
primer miembro del tribunal : | Lincoln Volpini Spolaor |
Resumen: | Estudo de revisão de literatura sobre técnicas e conceitos do graffiti. Examina seu possível uso por arte-educadores ao ministrar aulas em escolas formais do Brasil. Busca conceituar, a fim de delimitar o tema, o que é Arte. Relata como os professores lecionam o graffiti e descreve os resultados desta atuação. Demonstra a oportunidade que os professores de arte têm de elucidar dúvidas e diferenciar graffiti de pichação. Traça paralelos entre graffiti e Arte Mural com a finalidade de questionar se ocorre equívocos durante as aulas ao se utilizar a nomenclatura e os conceitos que envolvem e giram em torno do graffiti. Conclui que o que motivou este estudo foram as questões e a dificuldade de lidar com definições sobre Artes Visuais. Incentiva nova linha de pensamento a partir do equívoco dos arte-educadores. |
Abstract: | Study literature review of techniques and concepts of the graffiti. Examines their possible use by art teachers to teach classes in formal schools in Brazil. Search conceptualize, in order to define the theme, which is Art. Reports on how teachers teach graffiti and describes the results of this work. Demonstrates the opportunity that art teachers have to clarify doubts and differentiate graffiti, of the work of taggers. Draws parallels between graffiti and Mural Art in order to question whether errors occur during class when using the nomenclature and concepts that involve and revolve around the graffiti. Concludes that what motivated this study were the questions and the difficulty of dealing with definitions of Visual Arts. Encourages a new thinking from the misconception of art-educators. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino Grafite |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47897 |
Fecha del documento: | 8-oct-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cópia de MONOGRAFIA_MARCOS%20JUNIOR%20ALVES_Formiga_11-11-20.pdf | 870.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.