Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Giovanna Viana Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9144157218008970pt_BR
dc.contributor.referee1Lincoln Volpini Spolaorpt_BR
dc.creatorMarcos Júnior Alvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8384744361389477pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T13:47:55Z-
dc.date.available2022-12-13T13:47:55Z-
dc.date.issued2011-10-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47897-
dc.description.abstractStudy literature review of techniques and concepts of the graffiti. Examines their possible use by art teachers to teach classes in formal schools in Brazil. Search conceptualize, in order to define the theme, which is Art. Reports on how teachers teach graffiti and describes the results of this work. Demonstrates the opportunity that art teachers have to clarify doubts and differentiate graffiti, of the work of taggers. Draws parallels between graffiti and Mural Art in order to question whether errors occur during class when using the nomenclature and concepts that involve and revolve around the graffiti. Concludes that what motivated this study were the questions and the difficulty of dealing with definitions of Visual Arts. Encourages a new thinking from the misconception of art-educators.pt_BR
dc.description.resumoEstudo de revisão de literatura sobre técnicas e conceitos do graffiti. Examina seu possível uso por arte-educadores ao ministrar aulas em escolas formais do Brasil. Busca conceituar, a fim de delimitar o tema, o que é Arte. Relata como os professores lecionam o graffiti e descreve os resultados desta atuação. Demonstra a oportunidade que os professores de arte têm de elucidar dúvidas e diferenciar graffiti de pichação. Traça paralelos entre graffiti e Arte Mural com a finalidade de questionar se ocorre equívocos durante as aulas ao se utilizar a nomenclatura e os conceitos que envolvem e giram em torno do graffiti. Conclui que o que motivou este estudo foram as questões e a dificuldade de lidar com definições sobre Artes Visuais. Incentiva nova linha de pensamento a partir do equívoco dos arte-educadores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectArte muralpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGrafitept_BR
dc.titleO uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cópia de MONOGRAFIA_MARCOS%20JUNIOR%20ALVES_Formiga_11-11-20.pdf870.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.