Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47897
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso dos conceitos e técnicas do graffiti no ensino de artes visuais em escolas formais brasileiras: é possível institucionalizar esta essência?
Autor(es): Marcos Júnior Alves
Primeiro Orientador: Giovanna Viana Martins
Primeiro membro da banca : Lincoln Volpini Spolaor
Resumo: Estudo de revisão de literatura sobre técnicas e conceitos do graffiti. Examina seu possível uso por arte-educadores ao ministrar aulas em escolas formais do Brasil. Busca conceituar, a fim de delimitar o tema, o que é Arte. Relata como os professores lecionam o graffiti e descreve os resultados desta atuação. Demonstra a oportunidade que os professores de arte têm de elucidar dúvidas e diferenciar graffiti de pichação. Traça paralelos entre graffiti e Arte Mural com a finalidade de questionar se ocorre equívocos durante as aulas ao se utilizar a nomenclatura e os conceitos que envolvem e giram em torno do graffiti. Conclui que o que motivou este estudo foram as questões e a dificuldade de lidar com definições sobre Artes Visuais. Incentiva nova linha de pensamento a partir do equívoco dos arte-educadores.
Abstract: Study literature review of techniques and concepts of the graffiti. Examines their possible use by art teachers to teach classes in formal schools in Brazil. Search conceptualize, in order to define the theme, which is Art. Reports on how teachers teach graffiti and describes the results of this work. Demonstrates the opportunity that art teachers have to clarify doubts and differentiate graffiti, of the work of taggers. Draws parallels between graffiti and Mural Art in order to question whether errors occur during class when using the nomenclature and concepts that involve and revolve around the graffiti. Concludes that what motivated this study were the questions and the difficulty of dealing with definitions of Visual Arts. Encourages a new thinking from the misconception of art-educators.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Grafite
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47897
Data do documento: 8-Out-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cópia de MONOGRAFIA_MARCOS%20JUNIOR%20ALVES_Formiga_11-11-20.pdf870.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.