Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48070
Type: Artigo de Periódico
Title: Estratégias do departamento de odontologia restauradora para capacitação de seu corpo docente diante da pandemia
Other Titles: Strategies of the restorative dentistry department for teacher training in face of the pandemic
Estrategias del departamento de odontología restauradora para la formación de su cuerpo docente ante la pandemia
Authors: Patricia Valente Araújo
Hugo Henriques Alvim
Luiza de Almeida Queiroz Ferreira
Maria Elisa de Souza e Silva
Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto
Abstract: O objetivo deste artigo foi relatar a experiência do Departamento de Odontologia Restauradora (ODR) em capacitar seu corpo docente e expandir o emprego da plataforma Moodle, durante o período de distanciamento social devido à pandemia da COVID-19. Assim que as aulas presenciais foram suspensas em março de 2020 e antes mesmo de a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) adotar o ensino remoto emergencial (ERE), um questionário sobre o emprego de tecnologias digitais no ensino foi elaborado por uma comissão determinada pela Chefia Departamental e enviado aos docentes. Percebeu-se, assim, a necessidade de capacitação desses profissionais quanto ao uso de tais tecnologias. Professores tutores do ODR planejaram oficinas virtuais com orientação individual, possibilitando o treinamento das funcionalidades da plataforma Moodle. Essa ação permitiu a todas as disciplinas do ODR estruturarem seus ambientes virtuais e tornou o corpo docente apto a empregar as ferramentas disponibilizadas pelo Moodle, garantindo a qualidade do ensino, mesmo que remotamente
Abstract: The purpose of this article was to report the experience of the Department of Restorative Dentistry (ODR) in training its faculty and expanding the use of the Moodle platform, during the period of social distance due to the pandemic of COVID-19. As soon as the face-to-face classes were suspended in March 2020, and even before the Federal University of Minas Gerais adopted the Emergency Remote Education, a questionnaire on the use of digital technologies in education was prepared by a commission determinedby the Departmental Head and sent to teachers. Thus, it was noticed the need for training these professionals in the use of such technologies. ODR tutoring teachers planned virtual workshops with individual guidance, enabling the training of the functionalities of the Moodle platform. This action allowed all ODR disciplines to structure their virtual environments and made the faculty able to use the tools provided by Moodle, ensuring the quality of teaching, even remotely.
Subject: COVID-19
Odontologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24770
URI: http://hdl.handle.net/1843/48070
Issue Date: 29-Dec-2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24770#:~:text=O%20objetivo%20deste%20artigo%20foi,%C3%A0%20pandemia%20da%20COVID%2D19.
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Docência do Ensino Superior
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.