Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48081
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Narrativas multimodais e formação de professores
Título(s) alternativo(s): Multimodal narratives and teacher education
Autor(es): Andréa Machado de Almeida Mattos
Emmanuelle Pereira da Costa
Resumen: Recentemente muitas pesquisas sobre ensino de línguas e formação de professores têm usado narrativas como forma de compreender melhor as experiências vividas por alunos e professores (CAETANO; MATTOS, 2017). Este tipo de pesquisa, especialmente na área de ensino de inglês, decorre do trabalho de Clandinin e Connely (2000), que argumentam que somos seres por natureza “narrativos”, tanto individualmente quanto coletivamente. Somando-se a isso, pesquisas recentes na área dos novos letramentos sugerem que a multimodalidade está em toda parte e invade nossas vidas e experiências das formas mais diversas possíveis (MATTOS, 2015). Este trabalho, portanto, propõe o uso de narrativas multimodais para conhecer as experiências vividas por professores de inglês em formação. Durante um curso de formação pré-serviço, os alunos foram estimulados a refletir sobre suas histórias e experiências anteriores de ensino e aprendizagem de inglês por meio de um desenho que relacionasse tais experiências à metáfora de um rio. Além disso, os mesmos alunos também fizeram, ao final do curso, uma atividade reflexiva que se constituiu em uma narrativa escrita sobre sua aprendizagem durante o curso. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir as experiências desse grupo de professores em formação baseando-se nos relatos de suas narrativas multimodais e escritas.
Abstract: Recently, much research on language teaching and teacher education has used narratives as a way to better understand the lived experiences of students and teachers (CAETANO, MATTOS, 2017). This type of research, especially in the area of English teaching, stems from the work of Clandinin and Connely (2000), who argue that we are by nature “narrative” beings, both individually and collectively. Besides that, recent research in the area of new literacies suggests that multimodality is everywhere and invades our lives and experiences in the most diverse ways possible (MATTOS, 2015). This paper, therefore, proposes the use of multimodal narratives to get to know the experiences lived by pre-service English teachers. During a pre-service teacher education course, students were encouraged to reflect on their stories and previous experiences of teaching and learning English through a drawing that related such experiences to the metaphor of a river. In addition, the same students also did, at the end of the course, a reflective activity as a written narrative about their learning during the course. Thus, this paper aims to discuss the experiences of this group of pre-service teachers based on the reports in their multimodal and written narratives.
Asunto: Linguística
Professores - Formação
Identidade
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.51951/ti.v8i16
URI: http://hdl.handle.net/1843/48081
Fecha del documento: 2-nov-2018
metadata.dc.relation.ispartof: Travessias Interativas
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Narrativas multimodais e formacao de professores.pdf5.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.