Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48147
Tipo: Dissertação
Título: Concerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativa
Autor(es): Gláucia Aparecida Furtado de Araújo
Primeiro Orientador: Carlos Aleixo dos Reis
Primeiro membro da banca : Elise Pittenger
Segundo membro da banca: Edson Queiroz de Andrade
Resumo: O objetivo deste trabalho é divulgar e compreender a obra de José Guerra Vicente (1906-1979), compositor luso-brasileiro, de grande importância para a música brasileira, principalmente para os violoncelistas, em razão de sua produção musical para o instrumento. Com obras nacionalistas e neoclassicistas, o compositor se tornou uma figura relevante na história da música brasileira, demonstrando em suas peças toda a sua brasilidade. A obra do autor escolhida para esta pesquisa foi o Concerto para Violoncelo e Orquestra (1966-67), que será estudada e analisada a partir de aspectos idiomáticos composicionais, técnicos e interpretativos, de forma a compreender a linguagem e a escrita de José Guerra Vicente para com o instrumento, contribuindo, assim, para a performance musical. Este trabalho é constituído de revisão bibliográfica, realizada a partir de estudos acadêmicos realizados sobre o compositor e sua obra; contextualização histórica e biográfica, que permitirá melhor compreensão das diversas influências na obra do compositor; análise formal e estrutural, realizada a partir dos conceitos de Jan LaRue (1992); análise técnica e interpretativa, baseada em conceitos técnicos violoncelísticos de autores da literatura do violoncelo, estudos acadêmicos sobre o instrumento, além de conhecimentos adquiridos em anos de estudo e, finalmente, performance do concerto em recital, que será a exibição de parte dos resultados obtidos na pesquisa, além da execução, pela primeira vez, da parte da redução para piano, editada em outubro de 2015 por Antônio Guerra Vicente. O método utilizado é a análise histórica e técnico-interpretativa, que visa fornecer aos violoncelistas suporte técnico para a performance, além de demonstrar os principais elementos utilizados pelo compositor para com o violoncelo na construção da obra. Os resultados obtidos em pesquisa foram as características composicionais e idiomáticas do instrumento e do compositor, demonstrando seu estilo e influencias, além das sugestões de performance para a execução da obra.
Abstract: The purposeof this studyis to promote and understand the work of José Guerra Vicente (1906- 1979), a Portuguese-Brazilian composer of great importance for Brazilian music, especially for cellists, due to his musical production for the instrument. With nationalist and neo-classical works, the composer became an important figure in the history of Brazilian music, demonstrating in his parts all his Brazilianism. The work chosen for this research was the Concerto for Cello and Orchestra (1966-67), whichwill be studied and analyzed in its idiomatic, compositional, technical and interpretativeaspects, in order to understand the language and writing of José Guerra Vicente and to inform the performance of this work.Thisstudyconsists of a literature review,based on academic studies about the composer and his work; historical and biographical context, which will allow a better understanding of the various influences on the composer; formal and structural analysis, performed according to the approach of Jan LaRue (1992); technical and interpretative analysis based on technical concepts from the literature about the cello, academic studies aboutthe instrument, as well as knowledge acquired through years of study; and finally,concert performance in recital, which will be the demonstration of the results obtained in the research, in addition to a firstperformance ofthe piano reductionpublished in October 2015 by Antonio Guerra Vicente. The method used is historical, technical and interpretativeanalysis. It aims to provide technical support for cellists’ performances, as well as to demonstrate the key elements used by the composer to structure the work. The results obtained in this research were the compositional and idiomatic characteristics of the instrument and of the composer, demonstratinghisstyle and influences, along with performance suggestions for the performanceof the work.
Assunto: Vicente, José Guerra, 1907-1979
Performance musical
Música - Análise, apreciação
Música para violoncelo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48147
Data do documento: 30-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Furtado-José Guerra Vicente.pdf19.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons