Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Aleixo dos Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317178599045800pt_BR
dc.contributor.referee1Elise Pittengerpt_BR
dc.contributor.referee2Edson Queiroz de Andradept_BR
dc.creatorGláucia Aparecida Furtado de Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1151699037652209pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-16T15:23:32Z-
dc.date.available2022-12-16T15:23:32Z-
dc.date.issued2016-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48147-
dc.description.abstractThe purposeof this studyis to promote and understand the work of José Guerra Vicente (1906- 1979), a Portuguese-Brazilian composer of great importance for Brazilian music, especially for cellists, due to his musical production for the instrument. With nationalist and neo-classical works, the composer became an important figure in the history of Brazilian music, demonstrating in his parts all his Brazilianism. The work chosen for this research was the Concerto for Cello and Orchestra (1966-67), whichwill be studied and analyzed in its idiomatic, compositional, technical and interpretativeaspects, in order to understand the language and writing of José Guerra Vicente and to inform the performance of this work.Thisstudyconsists of a literature review,based on academic studies about the composer and his work; historical and biographical context, which will allow a better understanding of the various influences on the composer; formal and structural analysis, performed according to the approach of Jan LaRue (1992); technical and interpretative analysis based on technical concepts from the literature about the cello, academic studies aboutthe instrument, as well as knowledge acquired through years of study; and finally,concert performance in recital, which will be the demonstration of the results obtained in the research, in addition to a firstperformance ofthe piano reductionpublished in October 2015 by Antonio Guerra Vicente. The method used is historical, technical and interpretativeanalysis. It aims to provide technical support for cellists’ performances, as well as to demonstrate the key elements used by the composer to structure the work. The results obtained in this research were the compositional and idiomatic characteristics of the instrument and of the composer, demonstratinghisstyle and influences, along with performance suggestions for the performanceof the work.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é divulgar e compreender a obra de José Guerra Vicente (1906-1979), compositor luso-brasileiro, de grande importância para a música brasileira, principalmente para os violoncelistas, em razão de sua produção musical para o instrumento. Com obras nacionalistas e neoclassicistas, o compositor se tornou uma figura relevante na história da música brasileira, demonstrando em suas peças toda a sua brasilidade. A obra do autor escolhida para esta pesquisa foi o Concerto para Violoncelo e Orquestra (1966-67), que será estudada e analisada a partir de aspectos idiomáticos composicionais, técnicos e interpretativos, de forma a compreender a linguagem e a escrita de José Guerra Vicente para com o instrumento, contribuindo, assim, para a performance musical. Este trabalho é constituído de revisão bibliográfica, realizada a partir de estudos acadêmicos realizados sobre o compositor e sua obra; contextualização histórica e biográfica, que permitirá melhor compreensão das diversas influências na obra do compositor; análise formal e estrutural, realizada a partir dos conceitos de Jan LaRue (1992); análise técnica e interpretativa, baseada em conceitos técnicos violoncelísticos de autores da literatura do violoncelo, estudos acadêmicos sobre o instrumento, além de conhecimentos adquiridos em anos de estudo e, finalmente, performance do concerto em recital, que será a exibição de parte dos resultados obtidos na pesquisa, além da execução, pela primeira vez, da parte da redução para piano, editada em outubro de 2015 por Antônio Guerra Vicente. O método utilizado é a análise histórica e técnico-interpretativa, que visa fornecer aos violoncelistas suporte técnico para a performance, além de demonstrar os principais elementos utilizados pelo compositor para com o violoncelo na construção da obra. Os resultados obtidos em pesquisa foram as características composicionais e idiomáticas do instrumento e do compositor, demonstrando seu estilo e influencias, além das sugestões de performance para a execução da obra.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJosé Guerra Vicentept_BR
dc.subjectConcertopt_BR
dc.subjectVioloncelopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subject.otherVicente, José Guerra, 1907-1979pt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.otherMúsica para violoncelopt_BR
dc.titleConcerto para violoncelo e orquestra (1966/67) de José Guerra Vicente: aspectos históricos e análise técnico-interpretativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Furtado-José Guerra Vicente.pdf19.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons