Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48177
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Meio ambiente: análise de atividades programadas no Parque Nossa Senhora da Piedade e no PROPAM |
Autor(es): | Ana Célia De Araújo Silva |
Primeiro Orientador: | Elaine Soares França |
Primeiro membro da banca : | Santer Alves de Matos |
Resumo: | O presente trabalho apresenta e analisa aulas realizadas em dois espaços não formais: o Parque nossa Senhora da Piedade e o PROPAM (Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia Hidrográfica da Pampulha), ambos como espaços de Educação Ambiental. Os espaços não formais apresentados constituem possibilidades de conhecimento da diversidade de espécies vegetais, animais e recursos hídricos. As atividades realizadas foram desde a preparação, a visitação dos espaços, sistematização do depois das aulas passeio e a visibilidade ao que foi realizado. Verificou-se que esses espaços apresentam potencial pedagógico para o desenvolvimento da temática ambiental. A sequência de aulas visa estabelecer um ciclo de continuidade que desencadeie propostas para se tornar constantes as discussões sobre temas como meio ambiente e sustentabilidade. Os resultados indicaram que quando bem planejados e em consonância com a sala de aula, os espaços não formais, em especial o Parque Nossa Senhora da Piedade e o PROPAM podem ser bons aliados no ensino de Ciências. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48177 |
Data do documento: | 20-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Ana Celia.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons