Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48196
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Contribuições do ensino na perspectiva investigativa para a construção de uma escola para todos
Autor(es): Maria Martha Ferrari de Faria Athayde
Primeiro Orientador: Carla Maline de Carvalho
Resumo: O ensino na perspectiva investigativa favorece um ensino para todos? Quais as barreiras a serem rompidas para que o ensino na perspectiva investigativa possa fazer parte do cotidiano da sala de aula? Partimos da premissa de que a proposta de ensino e aprendizagem que se constrói com a participação efetiva dos alunos, levando-se em conta suas vivências e questionamentos, torna-se mais significativa e consequentemente mais eficaz, possibilitando a constituição de uma escola efetivamente para todos. O trabalho é uma investigação qualitativa, que se configura como plano de ação, por meio da execução de uma sequência de ensino, sobre o Ciclo da Água, na perspectiva investigativa, experimentada em uma turma de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Belo Horizonte. Utilizamos o terrário como objeto de estudo. Acreditamos que todos os alunos, independentemente de ter ou não uma deficiência, têm o direito de aprender estratégias para raciocinar cientificamente, descrevendo o que observam, levantando questões, propondo hipóteses para explicá-las, utilizando-se de seus conhecimentos de mundo e estabelecendo relações entre explicações e evidências. Entendemos que não importa aonde cada um chegará, mas os processos vividos e a descoberta de potencialidades nesse caminhar, que oportunizem que todos se desenvolvam.
Abstract: Teaching in investigative perspective favors an education for all? What are the barriers to be broken so that the education in investigative perspective may be part of the classroom routine? We assume that the proposed teaching and learning that is built with the active participation of students, taking into account their experiences and questions, it becomes more meaningful and therefore more effective, enabling the creation of a school effectively for all . The work is a qualitative research, which is configured as an action plan, through the implementation of a teaching sequence on the Water Cycle in investigative perspective, experienced in a class of third-year students of elementary school of a school public of the city of Belo Horizonte. We use the terrarium as an object of study. We believe that all students, regardless of whether or not a disability, have the right to learn strategies to reason scientifically, describing what they observe, raising questions, proposing hypotheses to explain them, using their world of knowledge and establishing relationships between explanations and evidence. We understand that no matter where each one will come, but the experienced processes and the discovery of potential in this walk, which oportunize everyone to develop.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48196
Data do documento: 20-Jun-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versãofinal 30 de Junho de 2015 com correções da prof. Carla e leitor crítico imagens alteradas.pdf4.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons