Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48196
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carla Maline de Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3933641753932998pt_BR
dc.creatorMaria Martha Ferrari de Faria Athaydept_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T15:11:38Z-
dc.date.available2022-12-19T15:11:38Z-
dc.date.issued2015-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48196-
dc.description.abstractTeaching in investigative perspective favors an education for all? What are the barriers to be broken so that the education in investigative perspective may be part of the classroom routine? We assume that the proposed teaching and learning that is built with the active participation of students, taking into account their experiences and questions, it becomes more meaningful and therefore more effective, enabling the creation of a school effectively for all . The work is a qualitative research, which is configured as an action plan, through the implementation of a teaching sequence on the Water Cycle in investigative perspective, experienced in a class of third-year students of elementary school of a school public of the city of Belo Horizonte. We use the terrarium as an object of study. We believe that all students, regardless of whether or not a disability, have the right to learn strategies to reason scientifically, describing what they observe, raising questions, proposing hypotheses to explain them, using their world of knowledge and establishing relationships between explanations and evidence. We understand that no matter where each one will come, but the experienced processes and the discovery of potential in this walk, which oportunize everyone to develop.pt_BR
dc.description.resumoO ensino na perspectiva investigativa favorece um ensino para todos? Quais as barreiras a serem rompidas para que o ensino na perspectiva investigativa possa fazer parte do cotidiano da sala de aula? Partimos da premissa de que a proposta de ensino e aprendizagem que se constrói com a participação efetiva dos alunos, levando-se em conta suas vivências e questionamentos, torna-se mais significativa e consequentemente mais eficaz, possibilitando a constituição de uma escola efetivamente para todos. O trabalho é uma investigação qualitativa, que se configura como plano de ação, por meio da execução de uma sequência de ensino, sobre o Ciclo da Água, na perspectiva investigativa, experimentada em uma turma de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Belo Horizonte. Utilizamos o terrário como objeto de estudo. Acreditamos que todos os alunos, independentemente de ter ou não uma deficiência, têm o direito de aprender estratégias para raciocinar cientificamente, descrevendo o que observam, levantando questões, propondo hipóteses para explicá-las, utilizando-se de seus conhecimentos de mundo e estabelecendo relações entre explicações e evidências. Entendemos que não importa aonde cada um chegará, mas os processos vividos e a descoberta de potencialidades nesse caminhar, que oportunizem que todos se desenvolvam.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino na perspectiva investigativapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino para todospt_BR
dc.titleContribuições do ensino na perspectiva investigativa para a construção de uma escola para todospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons