Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48199
Type: Monografia (especialização)
Title: Mudando a prática pedagógica a partir da abordagem temática sobre o lixo na escola
Authors: Leda Maria Abrantes Ribeiro
First Advisor: Jucelia Marize Pio Venâncio
Abstract: Considerando que a escola tem como um dos seus objetivos a difusão do conhecimento, bem como a formação de opiniões, foi proposta esta monografia que tem por objetivo relatar uma experiência desenvolvida em uma turma do 5º ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de Contagem a partir de certas atividades que foram desenvolvidas sobre a perspectiva da temática do Lixo. O estudo analisou o quanto a experiência descrita pelo trabalho provocou alterações na prática de ensino e aprendizagem da turma e apontou que o ensino de ciências pode se tornar atraente para os alunos desse nível de ensino. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa, na forma de um estudo de caso. Observou-se que os alunos que participaram o estudo de caso da presente pesquisa apresentaram motivação em realizar as atividades propostas. Conclui-se que inovar a metodologia das aulas de ciências tende a trazer mais ludicidade e motivação aos alunos e para a professora, favorecendo assim o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Whereas the school has as one of its objectives the dissemination of knowledge and the formation of opinions, it was proposed that this monograph aims to report an experience developed in a class of 5º grade elementary school in a public school in the municipal Count from certain activities that have been developed over the looming issue of Trash. The study examined how the experience described by the work led to changes in teaching practice and classroom learning and pointed out that science education can become attractive to students this level of education. The research adopted a qualitative methodology in the form of a case study. It was observed that the students who participated in the case study of this research showed motivation to carry out the proposed activities. We conclude that innovate the methodology of science classes tends to bring more playfulness and motivation to the students and the teacher, thus favoring the process of teaching and learning.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48199
Issue Date: 20-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Leda_30JUN2015.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons