Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48229
Type: Monografia (especialização)
Title: A importância do desenho no processo de letramento na educação infantil
Authors: Fábio Júnior Oliveira Rodrigues
First Advisor: Mirele Castanheira Brant
First Referee: Juliana Cardoso Daher
Abstract: A pesquisa busca compreender e analisar a importância do desenho no processo de letramento na educação infantil e assim o papel do professor nesse processo, responsável por mediar atividades lúdicas, construtivas e significativas que estimulem as crianças. Para isso são citados nesse trabalho autores como D’Espíndola (2010), Soares (2004, 2009), GOULART (2002), Bemvenuti (1997), Pillar (1993, 2001), Barbosa (2002, 1999), Parsons (1992), Eisner (2002), Ferraz (1993), Holm (2007), Vigotski (2008), Luria (1988), Derdyk (1993), Ferreiro (2009), Cavaton (2010), Cunha (1999) e Piaget (1948). O trabalho permite através da reflexão sobre os desenhos infantis, abrir um caminho para uma compreensão mais ampla das crianças e seu desenvolvimento. É possível perceber que as atividades de letramento se tornam relevantes quando desenvolvidas como prática artística, sendo importante sistematizar o registro, planejamento e avaliação, considerando os processos na educação infantil a partir da perspectiva da criança.
Abstract: The research seeks to understand and analyze the importance of drawing in the literacy process in early childhood education. As well as, the role of the teacher in this process, responsible for mediating playful, constructive and meaningful activities that stimulate the complete development of children. To this end, authors such as D'Espíndola (2010), Soares (2004, 2009), GOULART (2002), Bemvenuti (1997), Pillar (1993, 2001), Barbosa (2002, 1999), Parsons (1992) are cited in this work , Eisner (2002), Ferraz (1993), Holm (2007), Vigotski (2008), Luria (1988), Derdyk (1993), Ferreiro (2009), Cavaton (2010), Cunha (1999) and Piaget (1948). Through reflection on children's drawings, the work opens the way for a broader understanding of children and their development. It is possible to perceive that literacy activities become relevant when developed as an artistic practice, it is important to reflect on the registration, planning and evaluation, and most importantly, think about early childhood education from the child's perspective. Para o resumo em outros idiomas aplica-se a mesma indicação.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Desenho
Letramento
Educação de crianças
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48229
Issue Date: 1-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA FABIO.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.