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Tipo: Monografia (especialização)
Título: O ensino de práticas de linguagem oral nas aulas de língua portuguesa
Autor(es): Joaquim Junior da Silva Castro
primer Tutor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
primer miembro del tribunal : Raquel Lima de Abreu Aoki
Segundo miembro del tribunal: Danúbia Aline Silva
Resumen: Este trabalho se insere no campo dos letramentos e da oralidade como práticas sociais e de ensino de língua portuguesa. Consideramos o ensino da oralidade muito importante, haja vista que ele proporciona uma consciência crítica e cidadã aos estudantes, além de proporcionar a eles ferramentas para uma boa argumentação e uma boa postura ao falarem publicamente, nas diversas demandas sociais. A pesquisa, nesse sentido, teve como objetivo analisar as práticas de oralidade em aulas de língua portuguesa de professores que atuam nos Ensino Fundamental II e Médio. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de um questionário eletrônico, respondido por oito professores que atuam em escolas públicas e privadas no estado de Minas Gerais. Os resultados mostraram que os professores tentam, cada vez mais, em suas práticas, aprimorar o ensino da oralidade, além de torná-lo comum em suas aulas. Porém, há ainda defasagens que precisam ser sanadas.
Abstract: This work is part of the field of literacies and orality as social practices and of Portuguese language teaching. We consider the teaching of orality very important, given that it provides critical and citizenship awareness to students, in addition to providing them with tools for good argumentation and a good posture when speaking publicly, within the various social demands. The research, in this sense, aimed to analyze the orality practices in Portuguese language classes of teachers who work in elementary school and high school. In order to do this, qualitative research was carried out, through the application of an electronic questionnaire, answered by eight teachers who work in public and private schools in the state of Minas Gerais. The results showed that teachers are increasingly trying, in their practices, to improve the teaching of orality, in addition to making it common in their classes. However, there are still gaps that need to be addressed.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48237
Fecha del documento: 10-oct-2022
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