Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48237
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O ensino de práticas de linguagem oral nas aulas de língua portuguesa |
Autor(es): | Joaquim Junior da Silva Castro |
Primeiro Orientador: | Leiva de Figueiredo Viana Leal |
Primeiro membro da banca : | Raquel Lima de Abreu Aoki |
Segundo membro da banca: | Danúbia Aline Silva |
Resumo: | Este trabalho se insere no campo dos letramentos e da oralidade como práticas sociais e de ensino de língua portuguesa. Consideramos o ensino da oralidade muito importante, haja vista que ele proporciona uma consciência crítica e cidadã aos estudantes, além de proporcionar a eles ferramentas para uma boa argumentação e uma boa postura ao falarem publicamente, nas diversas demandas sociais. A pesquisa, nesse sentido, teve como objetivo analisar as práticas de oralidade em aulas de língua portuguesa de professores que atuam nos Ensino Fundamental II e Médio. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de um questionário eletrônico, respondido por oito professores que atuam em escolas públicas e privadas no estado de Minas Gerais. Os resultados mostraram que os professores tentam, cada vez mais, em suas práticas, aprimorar o ensino da oralidade, além de torná-lo comum em suas aulas. Porém, há ainda defasagens que precisam ser sanadas. |
Abstract: | This work is part of the field of literacies and orality as social practices and of Portuguese language teaching. We consider the teaching of orality very important, given that it provides critical and citizenship awareness to students, in addition to providing them with tools for good argumentation and a good posture when speaking publicly, within the various social demands. The research, in this sense, aimed to analyze the orality practices in Portuguese language classes of teachers who work in elementary school and high school. In order to do this, qualitative research was carried out, through the application of an electronic questionnaire, answered by eight teachers who work in public and private schools in the state of Minas Gerais. The results showed that teachers are increasingly trying, in their practices, to improve the teaching of orality, in addition to making it common in their classes. However, there are still gaps that need to be addressed. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48237 |
Data do documento: | 10-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joaquim Castro - TCC - Versão final.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.