Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48240
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Aprendendo sobre o corpo humano: estratégias metodológicas e aprendizagem dos alunos |
Autor(es): | Patrícia de Abreu Soeiro Cantarino |
Primeiro Orientador: | Carla Maline de Carvalho |
Primeiro membro da banca : | Natália Almeida Ribeiro |
Resumo: | Considerando-se os vários aspectos inerentes ao contexto escolar, são muitos os questionamentos formulados por pesquisadores e professores que atuam na área de Ciências, na busca por novos e promissores caminhos que possibilitem o aperfeiçoamento do ensino dos conteúdos referentes a essa disciplina. O presente trabalho foi desenvolvido a partir do tema: “Aprendendo sobre o corpo humano: estratégias metodológicas e aprendizagem dos alunos”. A escolha do tema buscou elucidar a realização de um trabalho de intervenção pedagógica realizado por mim, envolvendo alunos do 2º ano do 2º ciclo, em uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e pretendeu levar os estudantes a compreenderem que o corpo humano é estruturado por diferentes órgãos e sistemas que se relacionam de forma integrada, constituindo um todo. Para tanto, foi elaborado e executado um Projeto de Ciências estruturado por meio de um conjunto de atividades desenvolvidas tanto no contexto da sala de aula, como em outros espaços da escola e extra escolares. O trabalho pretendeu também desenvolver uma reflexão acerca dos critérios a serem utilizados na seleção das estratégias metodológicas propostas para as aulas de Ciências envolvidas no referido Projeto. Os resultados apontaram que, mesmo diante da compreensão das principais funções desempenhadas por cada um dos sistemas do corpo humano, o entendimento, por parte dos alunos, de que estes sistemas apresentam um funcionamento integrado, é gradativo e requer o aprofundamento dos temas tratados, demandando ampliação do tempo inicialmente proposto no presente projeto. Os resultados alcançados permitiram também uma reflexão acerca da importante contribuição, em relação à aprendizagem dos alunos, da seleção criteriosa das estratégias metodológicas a serem utilizadas nas aulas de Ciências, evidenciando também que a metodologia de Projetos apresenta-se como ferramenta importante na aquisição de conhecimentos, que se estabelece em uma perspectiva que promove a participação e o interesse dos alunos, e que contribui tanto para a formação pessoal quanto social dos mesmos. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48240 |
Data do documento: | 20-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC3.pdf | 3.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons