Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48249
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Leitura e escrita no ensino fundamental: reflexões e práticas do ensino remoto emergencial
Título(s) alternativo(s): Reading and writing in elementary school: reflections and practices of emergency remote teaching
Autor(es): Jéssica Rodrigues Romualdo
Primeiro Orientador: Francis Arthuso Paiva
Primeiro membro da banca : Hermínia Maria Martins Lima Silveira
Segundo membro da banca: Rita Cristina Lima Lages
Resumo: Este trabalho consiste em um relato de experiência, um estudo de natureza aplicada, no formato pesquisa-ação, de ordem qualitativa, cuja proposta é refletir sobre alternativas e possibilidades de ações/ferramentas para o ensino de leitura e escrita, no contexto do ensino remoto emergencial – ERE. É resultado da proposição de um projeto de pesquisa que dialoga com os eixos de leitura e escrita, temáticas centrais do curso de especialização em Língua Portuguesa: teorias e práticas no ensino de leitura e produção de texto, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) - o Proleitura. Apresenta-se como uma proposta de intervenção alternativa, para a continuidade do projeto institucional , em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, cujo recorte se fez para turmas do 1º ao 5º ano da instituição, 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental. Dada a demanda emergencial de um novo formato de ensino, em função da pandemia de COVID-19, e dos impactos provocados pela suspensão das aulas presenciais neste novo contexto, a busca por novas estratégias de ensino aos estudantes foi uma demanda necessária, para continuidade das ações já em andamento na escola, antes do período pandêmico. O trabalho evidencia os desafios de alcance dos estudantes por meios não presenciais - adversos à modalidade regularmente desenvolvida nesta etapa da Educação Básica, legalmente prevista para o ensino fundamental - e próprios ao formato remoto, em que o uso das tecnologias digitais passaram a perfazer o universo da escola como recursos de ensino e aprendizagem, de forma mais evidente. O trabalho esclarece o conceito de ensino remoto emergencial, em detrimento a outras modalidades, como o ensino híbrido e a educação a distância. Evidencia a natureza multimodal dos textos lidos/ouvidos/escritos e que circulam na sociedade da informação e comunicação, valendo-se de abordagem linguística e literária, em que propõe ações de incentivo à leitura e práticas de produção textual, alinhadas ao currículo escolar para os ciclos de formação contemplados pela pesquisa. Os resultados descritos revelam instabilidades no percurso da aplicação, que convergem com o não planejamento e preparo, próprios ao uso emergencial, tanto para a escola e seus profissionais, quanto para os estudantes e suas famílias. Contudo, evidencia a importância do trabalho realizado, ainda que de baixo alcance, cujos desdobramentos certamente impactaram a realidade e estrutura da escola tradicional e dão novas nuances ao ensinar e aprender, após o retorno das aulas presenciais. Palavras-chave: Leitura e Escrita. Ensino Remoto Emergencial.
Abstract: This work consists of an experience report, a study of an applied nature, in the format of action research, of a qualitative nature, whose proposal is to reflect on alternatives and possibilities of actions/tools for teaching reading and writing, in the context of remote teaching emergency – ERE. It is the result of proposing a research project that dialogues with the axes of reading and writing, central themes of the specialization course in Portuguese Language: theories and practices in teaching reading and text production, at the Faculty of Arts, Federal University of Minas Gerais (UFMG) - Proleitura. It is presented as an alternative intervention proposal, for the continuity of the institutional project, in a school of the Municipal Network of Belo Horizonte, whose cut was made for classes from thest to the 5th year of the institution, 1st and 2nd cycles of Elementary School. Given the emergency demand for a new teaching format, due to the COVID-19 pandemic, and the impacts caused by the suspension of face-to-face classes in this new context, the search for new teaching strategies for students was a necessary demand, for the continuity of the actions already in progress at the school, before the pandemic period. The work highlights the challenges of reaching students through non-face-to-face means - adverse to the modality regularly developed in this stage of Basic Education, legally foreseen for fundamental education - and proper to the remote format, in which the use of digital technologies started to make up the universe of the school as teaching and learning resources, in a more evident way. The work clarifies the concept of emergency remote teaching, to the detriment of other modalities, such as hybrid teaching and distance education. It highlights the multimodal nature of texts read/heard/written and that circulate in the information and communication society, using a linguistic and literary approach, in which it proposes actions to encourage reading and textual production practices, aligned with the school curriculum for students. training cycles contemplated by the research. The results described reveal instabilities in the course of application, which converge with the lack of planning and preparation, typical of emergency use, both for the school and its professionals, as well as for students and their families. However, it highlights the importance of the work carried out, even if of low scope, whose consequences certainly impacted the reality and structure of the traditional school and give new nuances to teaching and learning, after the return of face-to-face classes. Keywords: Reading and Writing. Emergency Remote Teaching.
Assunto: Línguas – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48249
Data do documento: 13-Out-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura e escrita no Ensino Fundamental - PROLEITURA.pdf3.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.