Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48260
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | WebQuest: uma proposta de uso da tecnologia com estudantes do ensino fundamental no ensino de Ciências |
Authors: | Andrêza Ferreira Noia |
First Advisor: | Elaine Soares França |
First Referee: | Santer Alvares de Matos |
Abstract: | Este estudo objetiva investigar a WebQuest como uma ferramenta pedagógica para utilização da tecnologia no Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O desenvolvimento desta pesquisa compreendeu a criação de WebQuests na disciplina de Ciências. Através de sequências didáticas foram criadas WebQuets, e as mesmas trabalhadas nas aulas de Ciências, partindo do eixo temático Recursos Tecnológicos proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. A partir das respostas obtidas com esse estudo percebeu-se que os estudantes já conseguiam fazer reflexões sobre as questões fundamentais quanto a higiene pessoal. Percebeu-se também a desenvoltura na utilização do computador e da internet. Para além da motivação dos estudantes, enfatiza-se a relevância quanto à oferta e ao acesso da tecnologia nas experiências escolares ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48260 |
Issue Date: | 20-Jun-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANDRÊZA FERREIRA NOIA.pdf | 943.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License