Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48271
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Capacitação docente baseada no letramento em marketing: resultados de uma pesquisa
Título(s) alternativo(s): Teacher training based on marketing literacy: results from a survey
Autor(es): Jônio Machado Bethônico
Carla Viana Coscarelli
Resumen: Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma investigação que objetivou caracterizar e entender a opinião dos docentes sobre um curso de letramento em marketing, a fim de verificar a aceitação da proposta e seus impactos na formação profissional dos participantes. A disciplina, ministrada para quatro turmas entre 2016 e 2017, visou à conscientização dos professores sobre a centralidade e a complexidade atuais do consumo e sobre as ações de comunicação de marketing em sua multiplicidade de formatos, conteúdos e mídias. O curso objetivou também transformar esses conteúdos em propostas didáticas, trabalhando com atividades de leitura e produção textual a fim de contribuir para a formação de leitores-consumidores críticos nas escolas. Trinta e três alunos da disciplina responderam a questionários, e a análise de suas respostas revelou que os estudantes consideraram a abordagem didática positiva e a temática importante e pertinente.
Abstract: This article presents the methodology and the results of a research aiming to define and understand teacher’s opinions on a development course on Marketing Literacy, in order to verify the acceptance of the course and its impacts on the professional development of the participants. The course, lectured to four classes between 2016 and 2017, aimed to raise the participants’ awareness to the modern complexity and importance of consumption and to the marketing communication, in its multiple formats, contents, and media. The course also aimed to transform these contents into educational practices via reading and writing activities, to contribute to the development of critical readers-consumers at schools. Thirtythree students of this course answered to questionnaires and the analyses of these answers revealed that they considered the didactic approach positive and the topic as important and relevant.
Asunto: Letramento
Professores - Formação
Marketing
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p77-92
URI: http://hdl.handle.net/1843/48271
Fecha del documento: 6-jul-2018
metadata.dc.relation.ispartof: Comunicação & Educação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Capacitacao docente baseada no letramento em marketing - resultados de uma pesquisa.pdf305.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.