Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48271
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Capacitação docente baseada no letramento em marketing: resultados de uma pesquisa |
Título(s) alternativo(s): | Teacher training based on marketing literacy: results from a survey |
Autor(es): | Jônio Machado Bethônico Carla Viana Coscarelli |
Resumo: | Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma investigação que objetivou caracterizar e entender a opinião dos docentes sobre um curso de letramento em marketing, a fim de verificar a aceitação da proposta e seus impactos na formação profissional dos participantes. A disciplina, ministrada para quatro turmas entre 2016 e 2017, visou à conscientização dos professores sobre a centralidade e a complexidade atuais do consumo e sobre as ações de comunicação de marketing em sua multiplicidade de formatos, conteúdos e mídias. O curso objetivou também transformar esses conteúdos em propostas didáticas, trabalhando com atividades de leitura e produção textual a fim de contribuir para a formação de leitores-consumidores críticos nas escolas. Trinta e três alunos da disciplina responderam a questionários, e a análise de suas respostas revelou que os estudantes consideraram a abordagem didática positiva e a temática importante e pertinente. |
Abstract: | This article presents the methodology and the results of a research aiming to define and understand teacher’s opinions on a development course on Marketing Literacy, in order to verify the acceptance of the course and its impacts on the professional development of the participants. The course, lectured to four classes between 2016 and 2017, aimed to raise the participants’ awareness to the modern complexity and importance of consumption and to the marketing communication, in its multiple formats, contents, and media. The course also aimed to transform these contents into educational practices via reading and writing activities, to contribute to the development of critical readers-consumers at schools. Thirtythree students of this course answered to questionnaires and the analyses of these answers revealed that they considered the didactic approach positive and the topic as important and relevant. |
Assunto: | Letramento Professores - Formação Marketing |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p77-92 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48271 |
Data do documento: | 6-Jul-2018 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Comunicação & Educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capacitacao docente baseada no letramento em marketing - resultados de uma pesquisa.pdf | 305.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.