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dc.creatorJônio Machado Bethônicopt_BR
dc.creatorCarla Viana Coscarellipt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T19:59:01Z-
dc.date.available2022-12-20T19:59:01Z-
dc.date.issued2018-07-06-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage77pt_BR
dc.citation.epage92pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i1p77-92pt_BR
dc.identifier.issn0104-6829pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48271-
dc.description.abstractThis article presents the methodology and the results of a research aiming to define and understand teacher’s opinions on a development course on Marketing Literacy, in order to verify the acceptance of the course and its impacts on the professional development of the participants. The course, lectured to four classes between 2016 and 2017, aimed to raise the participants’ awareness to the modern complexity and importance of consumption and to the marketing communication, in its multiple formats, contents, and media. The course also aimed to transform these contents into educational practices via reading and writing activities, to contribute to the development of critical readers-consumers at schools. Thirtythree students of this course answered to questionnaires and the analyses of these answers revealed that they considered the didactic approach positive and the topic as important and relevant.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma investigação que objetivou caracterizar e entender a opinião dos docentes sobre um curso de letramento em marketing, a fim de verificar a aceitação da proposta e seus impactos na formação profissional dos participantes. A disciplina, ministrada para quatro turmas entre 2016 e 2017, visou à conscientização dos professores sobre a centralidade e a complexidade atuais do consumo e sobre as ações de comunicação de marketing em sua multiplicidade de formatos, conteúdos e mídias. O curso objetivou também transformar esses conteúdos em propostas didáticas, trabalhando com atividades de leitura e produção textual a fim de contribuir para a formação de leitores-consumidores críticos nas escolas. Trinta e três alunos da disciplina responderam a questionários, e a análise de suas respostas revelou que os estudantes consideraram a abordagem didática positiva e a temática importante e pertinente.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofComunicação & Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento em Marketingpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação para o consumopt_BR
dc.subjectEducação para as mídiaspt_BR
dc.subjectFormação de leitores-consumidores críticospt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherMarketingpt_BR
dc.titleCapacitação docente baseada no letramento em marketing: resultados de uma pesquisapt_BR
dc.title.alternativeTeacher training based on marketing literacy: results from a surveypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2655-4426pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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