Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48338
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O terrário como proposta didática pedagógica integrada ao letramento científico |
Autor(es): | Carla Nazaré Fernandes |
Primeiro Orientador: | Mercy Rodrigues Ligeiro |
Primeiro membro da banca : | Henrique Melo Franco Ribeiro |
Resumo: | O presente trabalho se refere a um plano de ação desenvolvido em uma turma do 4º ano do 2º ciclo de uma escola municipal de Belo Horizonte, que possui como objetivo construir uma atividade investigativa para promover os alunos ao letramento científico. Importante mencionar aqui que letramento ou alfabetização científica se refere ao termo de uma nova cultura na vida dos alunos, a cultura científica, e que a nomenclatura sofre alterações, devido simplesmente as traduções. Como objeto de estudo para esta atividade investigativa, surgiu o terrário, o modelo de um micro ecossistema, onde será desenvolvido com os alunos o conceito de meio ambiente, ciclo da água e as relações ambientais na sociedade. Para registro das atividades de observação do terrário será construído com os alunos, o diário de bordo, onde os alunos farão anotações das modificações ocorridas no terrário. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48338 |
Data do documento: | 20-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_CARLA_NAZARE_FERNANDES_ATIVIDADES_DO_TERRARIO.pdf | 738.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons