Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48339
Type: Monografia (especialização)
Title: Avaliação externa e planejamento pedagógico em ciências: percepções e reflexos na prática docente
Authors: Cláudia Regina Álvares Malta
First Advisor: Mercy Rodrigues Ligeiro
First Referee: Henrique Melo Franco Ribeiro
Abstract: A presente pesquisa analisa as avaliações externas e seu impacto no planejamento docente em ciências nas séries iniciais. Recentemente o conteúdo de Ciências foi contemplado nos modelos de avaliação externa no ensino fundamental. Este fato tem causado um desconforto e um questionamento por parte dos professores de ciências sobre o verdadeiro sentido das avaliações externas, inclusive no planejamento e na prática docente. Investigar qual a percepção do/a professor/a sobre o que é e quais são as finalidades da avaliação externa em ciências sobre as estratégias e metodologias presentes no planejamento docente e nas práticas avaliativas, justifica a necessidade de elucidar os “nós” existentes entre o fazer pedagógico em sala de aula e as formas de registro do que se avalia. A pesquisa utilizou a metodologia de abordagem qualitativa, por nos proporcionar um contato próximo com o ambiente e o contexto a ser investigado. A estratégia para atingir os objetivos foi uma pesquisa de campo numa escola da rede municipal de Belo Horizonte. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista com a professora de ciências das séries iniciais, análise documental (os documentos oficiais e o planejamento da professora) e as observações que foram registradas no diário de bordo da pesquisadora. Nas análises dos dados, verificou-se que a professora desconhece os conceitos adotados nos modelos de avaliação externa e o planejamento pedagógico, como as habilidades e as competências presentes na matriz referência proposta pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Não há uma articulação entre avaliação externa, o planejamento pedagógico e sua efetivação em sala de aula, fato este que corrobora para a percepção de que as avaliações externas estão muito distantes do trabalho docente. O maior desafio da avaliação nas séries iniciais é o investimento na construção de um olhar diferenciado, no repensar da prática pedagógica em sala de aula e principalmente no replanejamento das aulas de ciências, efetivando as práticas de registro e observação dos avanços e das dificuldades dos alunos. A articulação entre a tríade: planejamento pedagógico, prática docente e avaliações externas carecem de debate, aprofundamento e diálogo no sentido de despertar de uma nova consciência docente.
Abstract: This research analyzes the external evaluations and their impact on teaching planning in science in the early grades. Recently the science content has been contemplated in the models of external evaluation in elementary school. This fact has caused discomfort and questioning by science teachers about the true meaning of the external evaluations, including in planning and teaching. Investigates the perception of / a teacher / a over what is and what the external evaluation purposes in science on the strategies and methodologies present in the teaching planning and assessment practices, justifying the need to elucidate the "we" exist between the pedagogical practice in the classroom and the registration forms of what is evaluated. The research used a qualitative approach methodology for providing us with a close contact with the environment and the context under investigation. The strategy to achieve the goals was a field research in a municipal school network of Belo Horizonte. The used data collection instruments were the interview with the teacher of the lower grades sciences, document analysis (official documents and planning the teacher) and the comments that were recorded in the researcher logbook. In the data analysis, it was found that the teacher is unaware of the concepts used in the models of external evaluation and educational planning, as the skills and expertise present in the matrix reference proposed by the SAEB (System for Basic Education Evaluation). There is a link between external evaluation and educational planning and what is effective in the classroom, a fact that confirms the perception that external evaluations are too far from teaching. The biggest challenge the assessment in the early grades is the investment in building a different look in the rethinking of teaching practice in the classroom and especially the redesign of science lessons, effecting the registration practices and observation of the progress and difficulties of students . The link between the triad: educational planning, teaching practice and external evaluations lack of debate, deepening and dialogue towards awakening of a new consciousness teacher.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48339
Issue Date: 20-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia 2015 Cláudia R A Malta.pdf4.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons