Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48343
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O terrário como ferramenta pedagógica em uma sala de aula de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental I
Autor(es): Akemi Miqueline Takahashi
primer Tutor: Elaine Soares França
primer miembro del tribunal : Santer Álvares de Matos
Resumen: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as interações das crianças entre 6 e 7 anos que ocorrem por meio da construção de um terrário. Os estudantes envolvidos são alunos do Ensino Fundamental I, inseridos em uma proposta de ensino de ciências por investigação. Foi utilizada uma sequência didática para a montagem de um terrário onde foi proposto a observação das relações existentes nesse ecossistema fechado, como as fases de crescimento das sementes de feijão e a importância da água para as plantas e animais. A análise realizada teve como ponto de partida para a reflexão, os pensamentos iniciais das crianças acerca da germinação da semente de feijão e das relações oriundas do terrário. A medida em que as crianças observavam, novos questionamentos surgiram e eram discutidos. Também voltamos nosso olhar para os registros das crianças realizados por meio de desenhos, que indicam a presença de suas concepções. Para o aprofundamento da análise de dados, buscamos utilizar a flexibilidade da metodologia qualitativa. O trabalho estabeleceu um diálogo com a abordagem sociointeracionista de Vygotsky, que tem como objeto de suas reflexões a aquisição do conhecimento pela interação do sujeito com o meio. O sujeito é interativo e adquire conhecimentos através de suas trocas com o meio social, que nos ajuda a perceber a importância do papel do outro no desenvolvimento do indivíduo, sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem. As aulas de ciências utilizando o terrário como ferramenta de ensino possibilitaram um espaço favorável à observação e à ajuda mútua entre os alunos e seus pares o que favoreceu a construção dos conhecimentos trabalhados.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48343
Fecha del documento: 20-jun-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
atualizada 01 de julho de 2015.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons