Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elaine Soares Françapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452350756447450pt_BR
dc.contributor.referee1Santer Álvares de Matospt_BR
dc.creatorAkemi Miqueline Takahashipt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T13:16:37Z-
dc.date.available2022-12-22T13:16:37Z-
dc.date.issued2015-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48343-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre as interações das crianças entre 6 e 7 anos que ocorrem por meio da construção de um terrário. Os estudantes envolvidos são alunos do Ensino Fundamental I, inseridos em uma proposta de ensino de ciências por investigação. Foi utilizada uma sequência didática para a montagem de um terrário onde foi proposto a observação das relações existentes nesse ecossistema fechado, como as fases de crescimento das sementes de feijão e a importância da água para as plantas e animais. A análise realizada teve como ponto de partida para a reflexão, os pensamentos iniciais das crianças acerca da germinação da semente de feijão e das relações oriundas do terrário. A medida em que as crianças observavam, novos questionamentos surgiram e eram discutidos. Também voltamos nosso olhar para os registros das crianças realizados por meio de desenhos, que indicam a presença de suas concepções. Para o aprofundamento da análise de dados, buscamos utilizar a flexibilidade da metodologia qualitativa. O trabalho estabeleceu um diálogo com a abordagem sociointeracionista de Vygotsky, que tem como objeto de suas reflexões a aquisição do conhecimento pela interação do sujeito com o meio. O sujeito é interativo e adquire conhecimentos através de suas trocas com o meio social, que nos ajuda a perceber a importância do papel do outro no desenvolvimento do indivíduo, sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem. As aulas de ciências utilizando o terrário como ferramenta de ensino possibilitaram um espaço favorável à observação e à ajuda mútua entre os alunos e seus pares o que favoreceu a construção dos conhecimentos trabalhados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTerráriopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental Ipt_BR
dc.titleO terrário como ferramenta pedagógica em uma sala de aula de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
atualizada 01 de julho de 2015.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons