Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48356
Type: Monografia (especialização)
Title: As contribuições do Programa de Saúde na Escola (PSE) no ensino de ciências para o ensino fundamental: relato de experiência em uma escola municipal de Belo Horizonte
Authors: Glaucilene Graciola Pinto Alves
First Advisor: Elaine Soares França
First Referee: Luiza Gabriela de Oliveira
Abstract: O presente trabalho, apresentado ao Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Curso de Especialização em Educação em Ciências para Professores do Ensino Fundamental, aborda a integração da Saúde e da Educação por meio do Programa Saúde na Escola – PSE, apresenta a revisão da literatura realizada sobre a temática e a análise documental sobre o Programa. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal na cidade de Belo Horizonte, com uma turma de primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. O tema escolhido para ser trabalhado nas atividades planejadas e desenvolvidas com as crianças foi a Dengue. Uma entrevista com a monitora do PSE na Escola foi realizada e analisada. As análises dos resultados da entrevista e da atividade desenvolvida com os alunos demonstraram o potencial da integração entre as práticas da professora e da monitora do PSE na Escola no ensino de Ciências. Alguns dados apontam para a necessidade de melhor integração do ensino da Escola como um todo com a prática da monitora do PSE para um trabalho mais efetivo na formação dos alunos como cidadãos.
Abstract: This paper, presented to the Science and Mathematics Teaching Center at the Faculty of Education at Federal University of Minas Gerais, in the Specialization Course in Science for Elementary School Teachers, considers the integration of Health and Education through the Program Health in School – PSE, presents the literature review based on the subject area and the documentary analysis about the Program. The research was conducted in a municipal school in the city of Belo Horizonte, with a first grade class in the first Elementary Education cycle. The chosen topic to be worked on developed and planned activities with the children was Dengue Disease. An interview, with a PSE monitor at the school, was performed and analyzed. The analysis results of the interview and the activity accomplished out with the students indicates the integration potential between practices of the teacher and the PSE monitor at the school in Science teaching. Some data point to the need for a better integration of the school teaching as a whole with PSE monitors practice for a more effective work in the students growth as citizens.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências Para Professores do Ensino Fundamental I
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48356
Issue Date: 20-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Glaucilene_versaofinal.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons