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Tipo: Tese
Título: O incêndio das imagens: arte e violência de Estado na América do Sul
Autor(es): Mônica Vaz da Costa
primer Tutor: Maria Angélica Melendi de Biasizzo
primer miembro del tribunal : Juliana Cristina Pereira
Segundo miembro del tribunal: Karl Erik Schollhammer
Tercer miembro del tribunal: Armando de Queiroz Santos Junior
Cuarto miembro del tribunal: Adolfo Enrique Cifuentes Porras
Resumen: Esta tese tem por objetivo investigar imagens que tratam da violência praticada pelo Estado, produzidas por artistas sul-americanos, a partir de 1980, período que coincide com o fim dos regimes ditatoriais e com os consequentes processos de redemocratização e abertura econômica em alguns países da região. A violência das imagens apresentadas nesta pesquisa não repousa sobre seu aspecto visível, mas naquilo que está por trás, além de sua superfície, fora do alcance dos olhos. Está no que não é perceptível na imagem. Desse modo, a imagem que carrega em si a brutalidade do Estado é violenta e não é, necessariamente, intolerável. Esse aspecto encontra-se na história e na memória evocadas pelas práticas artísticas daqueles que se colocam contrários, em forma de denúncia ou manifesto, às ações violentas e aos abusos contidos no exercício de poder. Em oposição às imagens veiculadas pela mídia de massa, as imagens que circulam no contexto da arte (ainda que sejam frequentemente apropriadas de jornais e revistas) estão em perspectiva. Por essa razão, fazemos uma leitura das obras que vai além de suas características formais, relacionando-as aos contextos sociais e políticos em que foram produzidas. Assim procedendo, essas imagens surgem como testemunhos de eventos brutais e antimonumentos que fazem cintilar memórias muitas vezes emudecidas, esquecidas ou ignoradas.
Abstract: This thesis aims to investigate images that represent political violence, produced by South American artists since 1980, a period that coincides with the end of dictatorial regimes and with the sequent processes of redemocratization and economic opening in some countries in the region. The violence of the images presented in this investigation does not rest upon its visible aspect, but upon what is behind, beyond its surface, out of sight. It relies upon what is not perceptibile in the image. Thus, the image that bears the brutality of the State is atrocious, and is not necessarily intolerable. We find this aspect in the History and memory evoked by the artistic practices of those who position themselves, in the form of denunciation or manifest, against violent actions and abuses within the exercise of power. In opposition to the mass media images, images that circulate within the context of art (although they are frequently appropriated from newspapers and magazines) are in perspective. For this reason, we observed the works beyond their formal characteristics, relating them to the social and political contexts in which they were produced. Thus, these images emerge as testimonies of brutal events and as antimonuments that spark memories that are often muted, forgotten or ignored.
Asunto: Arte - Aspectos políticos - América do Sul - História e crítica
Arte e fotografia
Fotografia
Memória na arte
Violência - América do Sul
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48357
Fecha del documento: 22-ago-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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