Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48357
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Angélica Melendi de Biasizzopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6187888484795809pt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Cristina Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Karl Erik Schollhammerpt_BR
dc.contributor.referee3Armando de Queiroz Santos Juniorpt_BR
dc.contributor.referee4Adolfo Enrique Cifuentes Porraspt_BR
dc.creatorMônica Vaz da Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8787175396351710pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T14:58:41Z-
dc.date.available2022-12-22T14:58:41Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48357-
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate images that represent political violence, produced by South American artists since 1980, a period that coincides with the end of dictatorial regimes and with the sequent processes of redemocratization and economic opening in some countries in the region. The violence of the images presented in this investigation does not rest upon its visible aspect, but upon what is behind, beyond its surface, out of sight. It relies upon what is not perceptibile in the image. Thus, the image that bears the brutality of the State is atrocious, and is not necessarily intolerable. We find this aspect in the History and memory evoked by the artistic practices of those who position themselves, in the form of denunciation or manifest, against violent actions and abuses within the exercise of power. In opposition to the mass media images, images that circulate within the context of art (although they are frequently appropriated from newspapers and magazines) are in perspective. For this reason, we observed the works beyond their formal characteristics, relating them to the social and political contexts in which they were produced. Thus, these images emerge as testimonies of brutal events and as antimonuments that spark memories that are often muted, forgotten or ignored.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo investigar imagens que tratam da violência praticada pelo Estado, produzidas por artistas sul-americanos, a partir de 1980, período que coincide com o fim dos regimes ditatoriais e com os consequentes processos de redemocratização e abertura econômica em alguns países da região. A violência das imagens apresentadas nesta pesquisa não repousa sobre seu aspecto visível, mas naquilo que está por trás, além de sua superfície, fora do alcance dos olhos. Está no que não é perceptível na imagem. Desse modo, a imagem que carrega em si a brutalidade do Estado é violenta e não é, necessariamente, intolerável. Esse aspecto encontra-se na história e na memória evocadas pelas práticas artísticas daqueles que se colocam contrários, em forma de denúncia ou manifesto, às ações violentas e aos abusos contidos no exercício de poder. Em oposição às imagens veiculadas pela mídia de massa, as imagens que circulam no contexto da arte (ainda que sejam frequentemente apropriadas de jornais e revistas) estão em perspectiva. Por essa razão, fazemos uma leitura das obras que vai além de suas características formais, relacionando-as aos contextos sociais e políticos em que foram produzidas. Assim procedendo, essas imagens surgem como testemunhos de eventos brutais e antimonumentos que fazem cintilar memórias muitas vezes emudecidas, esquecidas ou ignoradas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte e violênciapt_BR
dc.subjectConflitos políticospt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTestemunhopt_BR
dc.subjectAntimonumentopt_BR
dc.subject.otherArte - Aspectos políticos - América do Sul - História e críticapt_BR
dc.subject.otherArte e fotografiapt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherMemória na artept_BR
dc.subject.otherViolência - América do Sulpt_BR
dc.titleO incêndio das imagens: arte e violência de Estado na América do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_incendio_das_imagens.pdf18.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.