Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/48541
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O texto e o ensino da história |
Autor(es): | Roseli Correia da Silva |
primer Tutor: | Luiz Francisco Dias |
primer miembro del tribunal : | Roberto Alexandre do Carmo Said |
Segundo miembro del tribunal: | Rivânia Maria Trotta Sant'Ana |
Resumen: | O principal objetivo desta pesquisa é analisar como, através da utilização do gênero narrativo, as capacidades de linguagem e a consciência histórica podem ser acionadas por meio do desenvolvimento de uma Sequência Didática Temática sobre os “Povos Ciganos”, de maneira remota, com estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental. A pesquisa se desenvolve à luz do Interacionismo Sócio-Discursivo e está ancorada em práticas de Letramento (DOLZ e SCHNEWLY, 2011). A partir de uma perspectiva pautada em uma educação intercultural crítica, o uso da narrativa na formação da competência leitora e o uso da tematização no processo de didatização do conhecimento demonstraram ser estratégias auxiliares na contextualização do conteúdo e no processo de desenvolvimento da consciência histórica (RÜSEN, 2011). |
Abstract: | The main objective of this research is to analyze how, through the use of the narrative genre, language skills and historical consciousness can be activated through the development of a Thematic Teaching Sequence about "Gypsy Peoples", in a remote way, with students of the 5th grade of elementary school. The research is developed in the light of Social-Discursive Interactionism and is anchored in Literacy practices (DOLZ and SCHNEWLY, 2011). From a perspective based on a critical intercultural education, the use of narrative in the formation of reading competence and the use of thematization in the process of didactic knowledge have proven to be auxiliary strategies in the contextualization of content and in the process of developing historical consciousness (RÜSEN, 2011). |
Asunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino Gêneros textuais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48541 |
Fecha del documento: | 29-jun-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Língua Portuguesa |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roseli Correia da Silva FINAL 1.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.