Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48541
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O texto e o ensino da história
Autor(es): Roseli Correia da Silva
Primeiro Orientador: Luiz Francisco Dias
Primeiro membro da banca : Roberto Alexandre do Carmo Said
Segundo membro da banca: Rivânia Maria Trotta Sant'Ana
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa é analisar como, através da utilização do gênero narrativo, as capacidades de linguagem e a consciência histórica podem ser acionadas por meio do desenvolvimento de uma Sequência Didática Temática sobre os “Povos Ciganos”, de maneira remota, com estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental. A pesquisa se desenvolve à luz do Interacionismo Sócio-Discursivo e está ancorada em práticas de Letramento (DOLZ e SCHNEWLY, 2011). A partir de uma perspectiva pautada em uma educação intercultural crítica, o uso da narrativa na formação da competência leitora e o uso da tematização no processo de didatização do conhecimento demonstraram ser estratégias auxiliares na contextualização do conteúdo e no processo de desenvolvimento da consciência histórica (RÜSEN, 2011).
Abstract: The main objective of this research is to analyze how, through the use of the narrative genre, language skills and historical consciousness can be activated through the development of a Thematic Teaching Sequence about "Gypsy Peoples", in a remote way, with students of the 5th grade of elementary school. The research is developed in the light of Social-Discursive Interactionism and is anchored in Literacy practices (DOLZ and SCHNEWLY, 2011). From a perspective based on a critical intercultural education, the use of narrative in the formation of reading competence and the use of thematization in the process of didactic knowledge have proven to be auxiliary strategies in the contextualization of content and in the process of developing historical consciousness (RÜSEN, 2011).
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Gêneros textuais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48541
Data do documento: 29-Jun-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roseli Correia da Silva FINAL 1.pdf3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.