Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48580
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Jogos e brincadeiras: contribuições para as percepções matemáticas de crianças de 4 a 5 anos
Autor(es): Joelma Fagundes dos Santos
Primeiro Orientador: Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Primeiro membro da banca : Ruana Priscila da Silva Brito
Resumo: As crianças desde a mais tenra idade estão em contato com os conhecimentos matemáticos. Elas vivenciam situações que envolvem números, relação entre quantidades, noções sobre espaços, entre outros. Na atualidade, concebe-se o conhecimento matemático não mais restrito à memorização e repetição, mas ancorado em uma proposta de trabalho de matemática para Educação Infantil que encoraja a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas, desenvolvendo o prazer e a curiosidade para este campo, aguçando novas formas de perceber a realidade. Portanto, este trabalho investigativo tem como objetivo analisar na visão de um grupo de 5 (cinco) professoras da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Ouro Minas, como os jogos e as brincadeiras podem contribuir para a aguçar as percepções referentes à matemática com crianças de 4 a 5 anos. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário e realizadas observações em campo, e para o desenvolvimento da investigação foi feito um breve histórico sobre a Educação Infantil no panorama nacional e em aspecto regional, considerando o município de Belo Horizonte. Também se discorreu sobre a questão da criança como foco do processo educativo e sobre a concepção de educação matemática para crianças pequenas. Além disso, considerou-se o histórico da infância destacando-se a importância do brincar, sua relevância e o papel das instituições de educação no que concerne aos jogos e brincadeiras na primeira infância. A análise realizada a partir dos dados coletados aponta para a importância do trabalho com a matemática na educação infantil na perspectiva das professoras. Constatou-se que há uma preocupação e intenção por parte das professoras participantes de trabalhar a matemática de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, uma vez que estes possibilitam a construção de percepções e noções no campo da matemática a partir das intervenções feitas por elas. Contudo, os dados também apontam que é preciso ampliar o número de materiais que propiciem as experiências das crianças com este campo do conhecimento.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48580
Data do documento: 28-Nov-2015
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