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http://hdl.handle.net/1843/48580
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8976489157503310 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ruana Priscila da Silva Brito | pt_BR |
dc.creator | Joelma Fagundes dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T13:18:54Z | - |
dc.date.available | 2023-01-03T13:18:54Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48580 | - |
dc.description.resumo | As crianças desde a mais tenra idade estão em contato com os conhecimentos matemáticos. Elas vivenciam situações que envolvem números, relação entre quantidades, noções sobre espaços, entre outros. Na atualidade, concebe-se o conhecimento matemático não mais restrito à memorização e repetição, mas ancorado em uma proposta de trabalho de matemática para Educação Infantil que encoraja a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas, desenvolvendo o prazer e a curiosidade para este campo, aguçando novas formas de perceber a realidade. Portanto, este trabalho investigativo tem como objetivo analisar na visão de um grupo de 5 (cinco) professoras da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Ouro Minas, como os jogos e as brincadeiras podem contribuir para a aguçar as percepções referentes à matemática com crianças de 4 a 5 anos. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário e realizadas observações em campo, e para o desenvolvimento da investigação foi feito um breve histórico sobre a Educação Infantil no panorama nacional e em aspecto regional, considerando o município de Belo Horizonte. Também se discorreu sobre a questão da criança como foco do processo educativo e sobre a concepção de educação matemática para crianças pequenas. Além disso, considerou-se o histórico da infância destacando-se a importância do brincar, sua relevância e o papel das instituições de educação no que concerne aos jogos e brincadeiras na primeira infância. A análise realizada a partir dos dados coletados aponta para a importância do trabalho com a matemática na educação infantil na perspectiva das professoras. Constatou-se que há uma preocupação e intenção por parte das professoras participantes de trabalhar a matemática de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, uma vez que estes possibilitam a construção de percepções e noções no campo da matemática a partir das intervenções feitas por elas. Contudo, os dados também apontam que é preciso ampliar o número de materiais que propiciem as experiências das crianças com este campo do conhecimento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Jogos e brincadeiras: contribuições para as percepções matemáticas de crianças de 4 a 5 anos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
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Joelma Fagundes dos Santos Versão final TCC - 04.12.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
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