Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48596
Type: Monografia (especialização)
Title: A relação entre o brincar e o letramento na educação infantil
Authors: Isabella Cardoso Rodrigues Carlos Machado
First Advisor: Túlio Campos
Abstract: A escolha desta temática, “a relação entre o brincar e o letramento na educação infantil”, surge no momento em que me encontro com alguns questionamentos acerca da minha prática docente como professora da Educação Infantil. Ao ingressar no Curso de Especialização em Educação Infantil – Docei - busco refletir acerca das questões que envolvem um tempo cada vez mais restrito para “o brincar” em detrimento do aumento das expectativas de aprendizagem das crianças no que diz respeito à leitura e à escrita. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010, p. 27) orientam articular “as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural”. Pensando um pouco sobre as leis relacionadas a educação, sabemos que a Constituição Brasileira, de 1988, prevê o direito universal à Educação em seu artigo 208. O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, garante o mesmo. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96) definiu regras a respeito da inclusão escolar, que foram reforçadas pela Política Nacional de Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2007. Todos esses passos foram dados em direção a uma educação a que todos tenham acesso, resultando na abrangência atual.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48596
Issue Date: 25-Feb-2016
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 1.pdf940.5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons