Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48619
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise das características investigativas expressas em uma sequência didática sobre estequiometria
Autor(es): Adriana Francielly Soares Pereira
primer Tutor: Santer Alvares de Matos
Resumen: A forma como ensinar é uma questão antiga, que já foi e continua sendo debatida e estudada. Podemos ensinar de várias formas: aula expositiva, aula dialogada, problematização, estudo dirigido, ensino baseado em problemas, sequência didática, pedagogia de projetos e outras formas. Este trabalho apresenta como objeto de estudo a sequência didática (SD), um instrumento didático que propõe a otimização do ensino e aprendizagem. Nosso objetivo será analisar as características investigativas presentes em uma sequência didática sobre a temática estequiometria, um conteúdo ministrado na disciplina de Química para alunos do segundo ano do Ensino Médio. O estudo inicia-se com pesquisas para a constituição do referencial teórico e, na sequência analisaremos as características investigativas expressas na sequência didática. Os resultados obtidos demonstraram o potencial da atividade como instrumento didático com caráter investigativo. Nas considerações finais, apresentamos algumas implicações da presente pesquisa, bem como possibilidades de continuidade para pesquisas futuras.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48619
Fecha del documento: 3-sep-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia rev. final 02.pdf951.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons