Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7563395102600467pt_BR
dc.creatorAdriana Francielly Soares Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T12:32:40Z-
dc.date.available2023-01-04T12:32:40Z-
dc.date.issued2016-09-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48619-
dc.description.resumoA forma como ensinar é uma questão antiga, que já foi e continua sendo debatida e estudada. Podemos ensinar de várias formas: aula expositiva, aula dialogada, problematização, estudo dirigido, ensino baseado em problemas, sequência didática, pedagogia de projetos e outras formas. Este trabalho apresenta como objeto de estudo a sequência didática (SD), um instrumento didático que propõe a otimização do ensino e aprendizagem. Nosso objetivo será analisar as características investigativas presentes em uma sequência didática sobre a temática estequiometria, um conteúdo ministrado na disciplina de Química para alunos do segundo ano do Ensino Médio. O estudo inicia-se com pesquisas para a constituição do referencial teórico e, na sequência analisaremos as características investigativas expressas na sequência didática. Os resultados obtidos demonstraram o potencial da atividade como instrumento didático com caráter investigativo. Nas considerações finais, apresentamos algumas implicações da presente pesquisa, bem como possibilidades de continuidade para pesquisas futuras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEstequiometriapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAnálise das características investigativas expressas em uma sequência didática sobre estequiometriapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia rev. final 02.pdf951.44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons