Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48619
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santer Alvares de Matos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7563395102600467 | pt_BR |
dc.creator | Adriana Francielly Soares Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T12:32:40Z | - |
dc.date.available | 2023-01-04T12:32:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48619 | - |
dc.description.resumo | A forma como ensinar é uma questão antiga, que já foi e continua sendo debatida e estudada. Podemos ensinar de várias formas: aula expositiva, aula dialogada, problematização, estudo dirigido, ensino baseado em problemas, sequência didática, pedagogia de projetos e outras formas. Este trabalho apresenta como objeto de estudo a sequência didática (SD), um instrumento didático que propõe a otimização do ensino e aprendizagem. Nosso objetivo será analisar as características investigativas presentes em uma sequência didática sobre a temática estequiometria, um conteúdo ministrado na disciplina de Química para alunos do segundo ano do Ensino Médio. O estudo inicia-se com pesquisas para a constituição do referencial teórico e, na sequência analisaremos as características investigativas expressas na sequência didática. Os resultados obtidos demonstraram o potencial da atividade como instrumento didático com caráter investigativo. Nas considerações finais, apresentamos algumas implicações da presente pesquisa, bem como possibilidades de continuidade para pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Estequiometria | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Análise das características investigativas expressas em uma sequência didática sobre estequiometria | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia rev. final 02.pdf | 951.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License