Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48649
Type: Dissertação
Title: Educação e cuidado da criança com diabetes na educação infantil : estado da arte e ação colaborativa entre professoras
Authors: Ana Paula Ferreira Marcolongo
First Advisor: Érica Dumont Pena
metadata.dc.contributor.advisor2: Cecília Vieira do Nascimento
Abstract: O Diabetes Mellitus é uma doença crônica em que o tipo I ou insulinodependente ocorre, sobretudo, na infância e adolescência. A rotina da criança com diabetes requer cuidados que se estendem também ao ambiente escolar. Partindo desse contexto, este estudo tem como objetivo geral compreender elementos que atravessam a formação das professoras da Educação Infantil em relação ao cuidado e educação da criança com diabetes em ambiente escolar. Dentre os objetivos específicos, identificar, na literatura científica nacional, materiais sobre educação e o cuidado da criança com diabetes no ambiente escolar; analisar os materiais educativos em relação à produção e ao conteúdo proposto; elaborar um material educativo (recurso educativo - cartilha) a partir das lacunas e possibilidades verificadas, realizar uma oficina para discussão e coprodução da cartilha com professoras da Educação Infantil. A metodologia trata-se de uma “pesquisa-ação”, que foi desenvolvida em duas etapas: a primeira delas visou identificar, na literatura científica nacional, materiais sobre educação e o cuidado da criança com diabetes no ambiente escolar e analisar os materiais educativos em relação à produção e conteúdo proposto, sendo desenvolvida por meio de uma revisão integrativa de literatura. Para coleta de dados, a pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde, no Portal de Periódicos CAPES e na PubMed. A segunda etapa da pesquisa abarcou a criação de um material educativo (uma cartilha colaborativa), a apresentação desse material sobre Diabetes Mellitus às professoras através de uma oficina on-line e a finalização do material com as contribuições das professoras sendo coautoras da versão final da cartilha. O estudo constatou, a partir das análises realizadas através da revisão integrativa, a escassez da produção de materiais sobre Diabetes nas escolas e a falta de conteúdo sobre o tema Diabetes nas escolas, possibilitando a construção do recurso educativo a partir destas lacunas e a apresentação da cartilha às professoras através da oficina on-line que contribuiu para a aproximação da pesquisadora em relação ao universo escolar através da interação com estas professoras, favorecendo a troca de experiências; sendo a oficina considerada como um bom método de aprendizagem, com estímulo à reflexão e promoção de mudanças. A cartilha foi aprovada pelas participantes da oficina como um instrumento útil para colaborar no cuidado da criança com Diabetes Mellitus no ambiente escolar. A partir dessas ações, a pesquisa obteve como conclusões a necessidade de haver mudanças no cotidiano escolar, em que a saúde, o cuidado e a educação sejam temas e ações complementares, sem o distanciamento na prática; a importância de se pensar como propostas no currículo dos educadores a inclusão de conteúdos relativos à saúde, visando aprimorar o serviço prestado às crianças, levando em conta que a saúde deve ser entendida em sua dimensão ampliada, objetivando o desenvolvimento integral das crianças.
Subject: Crianças - Cuidados médicos
Crianças -- Acompanhamento terapêutico
Diabetes
.Diabetes nas crianças - Aspectos educacionais
Promoção da saúde - Aspectos educacionais
Enfermagem escolar
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48649
Issue Date: 31-Oct-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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