Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48672
Type: Monografia (especialização)
Title: Reeducação para as relações étnico-raciais: um estudo sobre as práticas docentes desenvolvidas na unidade municipal de educação infantil Curumins e suas possíveis contribuições para a sistematização do Projeto Político Pedagógico
Authors: Elândia dos Santos
First Advisor: Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
First Referee: Yone Maria Gonzaga
Abstract: Este estudo buscou compreender se as práticas docentes que tratam da reeducação para as relações étnico-raciais, mapeadas na Unidade de Educação Infantil (UMEI) Curumins, contribuem, de fato, para a sistematização do Projeto Político Pedagógico ainda em desenvolvimento nesta instituição. Esta investigação objetivou, portanto, identificar e analisar as práticas docentes que tematizam a educação para as relações étnico-raciais e as possíveis contribuições das mesmas para o aprimoramento do Projeto Político Pedagógico da UMEI Curumins, unidade pertencente à Regional Norte do município de Belo Horizonte. Para alcançar o objetivo proposto optou-se por uma abordagem qualitativa, considerando discussões acerca da questão racial ao percorrer as bibliografias que sustentam o estudo. Também foram instrumentos desta pesquisa: a observação participante (registradas em diário de campo), conversas informais com as docentes, questionários e o plano de ação desenvolvido, sendo que este último foi direcionado em duas linhas, uma a partir da analise dos dados do questionário e das observações e outra considerando o projeto “Território Negro” que já estava em andamento na UMEI. A investigação foi desenvolvida contando com a participação de 5 (cinco) profissionais da UMEI e realizado com crianças de 5 (cinco) anos. Concluiu-se que existem atividades englobando a temática do estudo acontecendo na instituição, e embora este trabalho seja pautado quase que exclusivamente no projeto “Território Negro”, percebe-se que as participantes demonstraram interesse e dão a devida importância à educação para as relações étnico-raciais conforme previsto pela lei n. 10.639/03.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48672
Issue Date: 28-Oct-2015
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

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