Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Analise da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5611485566781092pt_BR
dc.creatorTatiana de Cassia de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T22:06:36Z-
dc.date.available2023-01-04T22:06:36Z-
dc.date.issued2011-11-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48676-
dc.description.resumoCompreendendo a escola como um espaço onde o projeto pedagógico se faz coletivamente e que este fazer coerentemente desenvolvido, organizado e avaliado só pode favorecer a aprendizagem a qual é entendida como processo democrático de tomada de decisões propõe-se, neste viés, a elaboração de um projeto pedagógico com o ensejo de superar a desarticulação e a fragmentação observadas constantemente na prática educativa. Um projeto pedagógico construído por todos que atuam no cotidiano da unidade escolar. Considerando os vários obstáculos enfrentados pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos – EJA ressalta-se dois entraves relevantes: o primeiro refere-se à não conclusão ou continuidade da vida escolar de jovens no período e idade considerados adequados. Nesta perspectiva, entendemos que o retorno a formação escolar via EJA indica que estudar faz parte do plano de vida. Outro obstáculo é a baixa renda familiar desses jovens. No caso específico de várias cidades da região metropolitana é conhecido que muitos jovens precisam trabalhar para contribuir com o baixo orçamento de famílias frequentemente numerosas. Ademais, a baixa escolaridade dificulta o acesso ao emprego de carteira assinada de jovens que ainda precisam lidar com questões matemáticas complexas no seu dia-a-dia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleAquecedor solar: fonte de energia alternativapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiana ProjetoUFMG.pdf661.39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons