Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48702
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Gestão da qualidade: padronização do processo de expedição de diplomas no Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais |
Authors: | Caroline Alves de Menezes |
First Advisor: | Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos |
First Referee: | Cleide Rodrigues |
Second Referee: | Antônia Vitória Soares Aranha |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo propor melhorias no processo de expedição de diplomas do Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina por meio da Gestão da Qualidade. É importante destacar que é necessária a adequação dos modelos de gestão dos serviços públicos às exigências da atualidade, processo que não somente requer a excelência em relação à prestação de serviços, mas também eficiência e eficácia da máquina pública. Esse fenômeno tem crescido e é contemplado na história da evolução dos modelos de Gestão Pública além de ser uma tendência cada vez mais consolidada. Dessa forma, implantar a Gestão da Qualidade implica o uso de uma ferramenta para rever e adequar o processo de expedição de diplomas ao novo modelo de gestão pública, o gerencial. Diante disso, torna-se importante direcionar o foco deste estudo à padronização de tarefas, que terá como uma de suas bases a experiência e conhecimentos tácitos adquiridos pela autora, ao longo de vários anos de serviço prestado, em instituição privada. No que se diz respeito à metodologia, trata-se de pesquisa aplicada, exploratória e estudo de caso; para a coleta de dados será utilizada a observação do pesquisador e a pesquisa ação. Para a implantação do projeto na sua totalidade, não haverá nenhum custo financeiro à instituição, talvez, o desprendimento de horas extras por parte dos envolvidos. Por fim, espera-se que esse projeto de intervenção possa contribuir para que a Universidade Federal de Minas Gerais possa aprimorar o seu processo de expedição de diplomas e, consequentemente, se adequar ao novo modelo de gestão pública. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48702 |
Issue Date: | 5-Apr-2018 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gifes TCC Caroline Alves de Menezes .pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License