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http://hdl.handle.net/1843/48714
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Implantação de ferramentas de gestão de projetos e padronização de processos de trabalho |
Authors: | Ítalo Rodrigues Pacheco |
First Advisor: | Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos |
First Referee: | André de Carvalho Bandeira Mendes |
Second Referee: | Eucídio Pimenta Arruda |
Abstract: | O Departamento de Planejamento e Projetos, vinculado à Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, é o objeto de estudo desse projeto de intervenção. Atualmente, o departamento passa por desafios inerentes à realidade enfrentada pelo setor da construção civil, decorrentes da situação política e econômica do país, e por desafios advindos da estrutura organizacional e de gestão do departamento. O principal problema identificado pelos servidores é a ausência de padrões e de sistemas de organização e qualidade que possam nortear as formas de trabalho no departamento, prejudicando assim a etapa projetual e podendo ocasionar graves consequências para o processo construtivo final. Com a expectativa de alcançar melhor qualidade nos serviços prestados pelo departamento, através da organização e padronização de processos e demandas, este estudo propõe a implantação e efetivação de ferramentas que auxiliem na melhoria da qualidade das tarefas efetuadas, propiciando transparência no encaminhamento das demandas, melhoria na qualidade dos serviços prestados e agilidade na consecução das tarefas. Sendo assim, apresenta-se a seguinte pergunta como norteadora deste projeto: como melhorar a organização, a divulgação e o acompanhamento dos serviços oferecidos pelo Departamento de Planejamento e Projetos da UFMG? Como conclusão, chegou-se ao entendimento de que a implantação de um sistema de gestão de demandas informatizado seria o ideal para se alcançar a qualidade pretendida nos serviços prestados pelo departamento. Este estudo se justifica pela necessidade de se organizar o ambiente de trabalho do respectivo departamento, implantando e efetivando ferramentas que auxiliem na melhoria da qualidade das tarefas efetuadas. Quanto à metodologia, o presente trabalho constitui-se de pesquisa-ação, por meio de estudo de caso, buscando-se, após implantação, realizar uma pesquisa qualitativa. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48714 |
Issue Date: | 5-Apr-2018 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
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