Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48845
Type: Dissertação
Title: O silenciamento pedagógico diante do rompimento da barragem de fundão: uma análise a partir da escola estadual “Padre José Epifânio Gonçalves”
Authors: Cilésia Maria de Oliveira Carvalho
First Advisor: Maria Isabel Antunes-Rocha
First Referee: Luiz Paulo Ribeiro
Second Referee: Marcelo Loures dos Santos
Abstract: Esta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa sobre as repercussões causadas pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, na Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves, em Barra Longa/MG. Trata-se de uma escola do campo, localizada na sede do município, que atende majoritariamente estudantes pertencentes à população campesina e que sofreu danos nos aspectos físico, social e pedagógico. O objetivo principal deste estudo foi identificar como o rompimento da barragem de Fundão provocou mudanças na escola. Para alcançar o objetivo, a investigação foi guiada pela seguinte questão direcionadora: como o rompimento da barragem de Fundão levou a escola a lidar com o tema da mineração? Como base teórica, foram utilizados dois eixos que amparam a discussão da pesquisa: a Educação do Campo, com destaque em três princípios, e a Educação e Mineração e o “Silêncio Pedagógico” no contexto do desastre. Na metodologia, para a coleta de dados, empregou-se a busca de documentos já existentes na escola, como as Atas de Reuniões de Módulo II do período de 2015 a 2020, as quais foram analisadas. Para estudo dos documentos, apoiou-se nas técnicas de Análise de Conteúdo e Análise Temática. Na análise desses documentos, deparou-se com indício de “silenciamento” na prática pedagógica da escola em relação ao rompimento, à educação e à mineração e à Educação do Campo. Os resultados apresentados contribuem para a discussão sobre os temas da educação e mineração e da Educação do Campo na prática pedagógica, nos momentos de formação continuada – Módulo II dos professores
Abstract: This thesis presents a qualitative study on the consequences caused by the the Fundão dam burst, owned by Samarco mining company, on the Padre José Epifânio Gonçalves State School (EEPJEG), in Barra Longa, Minas Gerais. This is originally a rural school, now located in the urban area of the municipality. It serves mostly students belonging to the peasant population who has suffered damages of physical, social and pedagogical aspects. The main objective of this study was to identify how the Fundão dam burst triggered changes at the school. To achieve the objective, the investigation was guided by the following question: how did the Fundão dam burst provoke the school to deal with the mining issue? As for a theoretical basis, three axes that support the study discussion were used: Rural Education with emphasis on three principles, and Education and Mining and the Pedagogical Silence within the dam burst context. In the methodology, to collect data, a search of documents already existing in the school was carried out. The Minutes of Module II Meetings (MMMII), from 2015 to 2020, were the documents analyzed. The study of these documents are grounded on Content Analysis and Thematic Analysis. In the analysis, there was evidence of “silencing” toward the school pedagogical practice regarding the dam burst, education and mining. The results presented contribute to the discussion about the themes on education and mining, and about Rural Education in pedagogical practice during teachers’ continuing education - Module II Meetings.
Subject: Educação ambiental
Escolas rurais - Planejamento educacional
Minas e mineração - Ruina de estruturas
Minas e mineração - Acidentes
Minas e mineração - Barragem de rejeitos
Educação
Mariana (MG) - Minas e mineração - Acidentes
Educação do campo
Professores de educação do campo - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48845
Issue Date: 28-Apr-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL CILESIA O Silenciamento na Padre Epifânio.pdf4.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.