Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48928
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ludmila Olandim de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3284607549254201pt_BR
dc.creatorThaís Oliveira Toledo Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1886400833032930pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-16T10:59:09Z-
dc.date.available2023-01-16T10:59:09Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48928-
dc.description.abstractThe present work refers to a small section of the total set of data that make up a didactic sequence that was elaborated, applied and analyzed for a Level V classroom of Early Childhood Education, of a Municipal school in Conceição do Rio Verde - MG. The central objective was to propose ludic activities, which attract the children's interest to the theme "The importance of the sun in the maintenance of life" in order to contribute to the beginning of the Scientific Literacy process. The methodology used presented a qualitative and exploratory approach. The data were collected and analyzed from the record in the field diary, participant observation and analysis of the records and the children's participation in the activities proposed by the didactic sequence. The observed results suggest that the activities allowed students to develop critically on the topic addressed, corroborating the idea that science teaching contributes to child development.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é referente a um pequeno recorte do conjunto total de dados que compõem uma sequência didática que foi elaborada, aplicada e analisada para uma sala de Nível V da Educação Infantil, de uma escola Municipal em Conceição do Rio Verde - MG. O objetivo central foi propor atividades lúdicas, que atraíssem o interesse das crianças para o tema “A importância do sol na manutenção da vida” de forma a contribuir para o início do processo de Alfabetização Científica. A metodologia utilizada apresentou uma abordagem de caráter qualitativo e de cunho exploratório. Os dados foram coletados e analisados a partir do registro em diário de campo, observação participante e análise dos registros e da participação das crianças nas atividades propostas pela sequência didática. Os resultados observados sugerem que as atividades permitiram um desenvolvimento crítico dos alunos sobre o tema abordado, corroborando para a ideia que o ensino de ciências contribui para o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectFotossíntesept_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherSol - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherFotossíntese - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subject.otherConceição do Rio Verde (MG) - Educaçãopt_BR
dc.titleEnsino de Ciências na educação infantil : trabalhando a importância do sol na manutenção da vidapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.