Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48928
Type: Monografia (especialização)
Title: Ensino de Ciências na educação infantil : trabalhando a importância do sol na manutenção da vida
Authors: Thaís Oliveira Toledo Ferreira
First Advisor: Ludmila Olandim de Souza
Abstract: O presente trabalho é referente a um pequeno recorte do conjunto total de dados que compõem uma sequência didática que foi elaborada, aplicada e analisada para uma sala de Nível V da Educação Infantil, de uma escola Municipal em Conceição do Rio Verde - MG. O objetivo central foi propor atividades lúdicas, que atraíssem o interesse das crianças para o tema “A importância do sol na manutenção da vida” de forma a contribuir para o início do processo de Alfabetização Científica. A metodologia utilizada apresentou uma abordagem de caráter qualitativo e de cunho exploratório. Os dados foram coletados e analisados a partir do registro em diário de campo, observação participante e análise dos registros e da participação das crianças nas atividades propostas pela sequência didática. Os resultados observados sugerem que as atividades permitiram um desenvolvimento crítico dos alunos sobre o tema abordado, corroborando para a ideia que o ensino de ciências contribui para o desenvolvimento infantil.
Abstract: The present work refers to a small section of the total set of data that make up a didactic sequence that was elaborated, applied and analyzed for a Level V classroom of Early Childhood Education, of a Municipal school in Conceição do Rio Verde - MG. The central objective was to propose ludic activities, which attract the children's interest to the theme "The importance of the sun in the maintenance of life" in order to contribute to the beginning of the Scientific Literacy process. The methodology used presented a qualitative and exploratory approach. The data were collected and analyzed from the record in the field diary, participant observation and analysis of the records and the children's participation in the activities proposed by the didactic sequence. The observed results suggest that the activities allowed students to develop critically on the topic addressed, corroborating the idea that science teaching contributes to child development.
Subject: Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Educação de crianças
Sol - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Fotossíntese - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aprendizagem por atividades
Conceição do Rio Verde (MG) - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48928
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.