Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49091
Type: Artigo de Periódico
Title: Os imaginários sobre a mulher na publicidade: a marca Nike
Other Titles: The imaginaries about the woman in advertising: Nike brand
Authors: Maira Guimarães
Emília Mendes Lopes
Abstract: O estudo tem por objetivo a análise da construção dos imaginários sociodiscursivos da mulher presente na publicidade da marca Nike publicada na revista Tpm. Como arcabouço teórico nos apoiamos nos trabalhos de Charaudeau (2007, 2008), Soulages (2004, 2009) e Mendes (2013). De maneira geral, é possível notar que a análise da representação feminina retrata valores e ideologias que se depositam na memória coletiva da sociedade contemporânea atual, como por exemplo, as ideias de preocupação e valorização da estética e do corpo.
Abstract: The study to analyze the construction of imaginaries of women present in Nike brand publicity published in Tpm magazine. As a theoretical framework, we support the work of Charaudeau (2007) on Soulages (2004) and Mendes (2013). In general, it is possible to note that the analysis of female representation portrays values and ideologies that are deposited in the collective memory of contemporary society, as for example, the ideas of concern and appreciation of aesthetics and the body.
Subject: Análise do discurso
Discurso - Aspectos sociais
Imaginário
Beleza feminina (Estética)
Relações de gênero
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p569
URI: http://hdl.handle.net/1843/49091
Issue Date: 1-Jan-2018
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Observatório
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